O conceito de derivada: uma análise através dos programas curriculares do século XX
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp610-622Resumen
Resumo
Nesta comunicação pretendemos analisar, guiados pelo filão histórico e tendo como intervalo temporal o séc. XX, a importância e evolução do conceito de derivada, desde a sua introdução, em 1905, nos programas oficiais de Matemática do 3.o Ciclo do Ensino Liceal, atualmente designado de Ensino Secundário. Temos como cenário um período marcado por significativas mudanças de regime político, que tiveram repercussões muito efetivas no ensino em geral, e no ensino da matemática em particular. Este estudo permitiu-nos concluir que a evolução do conceito de derivada nos programas curriculares de Matemática não foi linear, antes pelo contrário, verificamos progressos e retrocessos, indecisões e dúvidas, muito fruto das várias reformas de ensino que ocorreram durante o séc. XX. Palavras-chave: Derivada, Matemática, Ensino secundário, Programas curriculares.
Abstract
In this communication we intend to analyze, guided by the historical lode and having as time interval the 20 th century, the importance and evolution of the concept of derivative, since its introduction in 1905, in the official programs of Mathematics of high school, currently designated as secondary education. We have as scenario a period marked by significant changes of political regime, which had very effective repercussions in the teaching in general, and in the teaching of mathematics in particular. This study allowed us to conclude that the evolution of the concept of derivative in the official Mathematics programs was not linear, but on the contrary, we verified progress and setbacks, indecisions and doubts, much fruit of the various educational reforms that occurred during the 20th century.
Keywords: Derivative, Mathematics, Secondary education, Curricular programs.