Ensino de Estequiometria Catalisado pela História e Filosofia das Ciências.

Autores

  • Marcos Vinicius Ribeiro Centro Universitário Newton Paiva https://orcid.org/0000-0002-3096-5861
  • Marina Assis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v24p65-84

Resumo

Resumo

Neste trabalho relata-se um projeto de intervenção no ensino de estequiometria para graduandos em Engenharia. O fraco desempenho dos alunos na aprendizagem deste conteúdo é um aspecto recorrente na prática docente de um dos autores. Uma sequência didática baseada em história e filosofia da ciência foi elaborada e aplicada durante a disciplina de Química Geral no 1º semestre de 2019. A visão prévia de ciências dos alunos foi aferida através do questionário VOSTS e entrevistas semiestruturadas aplicadas após a finalização do projeto de ensino. Os resultados indicaram previamente uma visão rígida da ciência para 42% dos alunos; um avanço em todos os indicadores de desempenho mensurados nas questões de estequiometria da avaliação final e, por fim, sugerem uma mudança de compreensão dos alunos sobre a natureza da ciência. O uso da história e filosofia da ciência favoreceu o engajamento e despertou o interesse dos alunos permitindo uma aprendizagem significativa da estequiometria.

 Palavras-chave: Estequiometria, Graduação, História e Filosofia da Ciência.

Abstract

This paper reports an intervention project in the teaching of stoichiometry for undergraduates in engineering. The poor performance of students in learning this content is a recurring aspect in the teaching practice of one of the authors. A didactic sequence based on the history and philosophy of science was elaborated and applied during the General Chemistry course in the first semester of 2019. The students' previous view of sciences was assessed through the VOSTS questionnaire and semi-structured interviews applied after the end of the teaching project. The results previously indicated a rigid view of science for 42% of students; a breakthrough in all performance indicators measured in the final assessment questions of stoichiometry and ultimately suggest a change in students' understanding of the nature of science. The use of the history and philosophy of science favored the engagement and aroused the interest of the students allowing a meaningful learning of stoichiometry.

 Keywords: Stoichiometry, Graduation, History and Philosophy of Science.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula