História do ensino da história e filosofia das ciências na Universidade de Coimbra de meados de 1960 até meados de 1980

Autores/as

  • Sérgio Paulo Jorge Rodrigues Departamento de Química Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-4640-7039
  • Roberto Lamanna Universidade de Coimbra, Centro de Física Computacional e Departamento de Física https://orcid.org/0000-0002-1146-9897
  • Pedro Casaleiro Universidade de Coimbra, Centro de Investigação da Terra e do Espaço e Departamento de Física
  • Décio R. Martins Centro de Física da Universidade de Coimbra e Departamento de Física https://orcid.org/0000-0001-6911-5445

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27p14-21

Resumen

Resumo

Traça-se a cronologia das unidades curriculares de História e Filosofia da Ciência na Universidade de Coimbra de meados de 1960 a meados de 1980 a partir de testemunhos e análise documental e legal. Neste contexto, é feita uma curta reflexão sobre a escrita da História da Ciência recente. As evidências mostram que o ensino desta área da ciência esteve sempre muito dependente das circunstâncias, em particular dos diplomas legais, mas que os intervenientes procuraram com sucesso internacionalizar o ensino e a investigação nesta área.

Palavras-chave: Ensino universitário, História e filosofia das ciências, Diplomas legais, Portugal

Abstract

The chronology of the curricular units of History and Philosophy of Science at the University of Coimbra from the mid-1960s to the mid-1980s is traced based on testimonies, and documental and legal analysis. In this context, a short reflection is made on the writing of the recent History of Science. The evidence shows that teaching in this area of ​​science has always been very dependent on circumstances, in particular on legal diplomas, but that the intervening scholars have successfully sought to internationalize teaching and research in this area.

Keywords: University education, History and philosophy of science, Legal diplomas, Portugal

Publicado

2023-07-04

Número

Sección

Tópicos de História da Ciência