Lise Meitner, Gênero e Ciência: uma ação de visibilidade histórica

Autores/as

  • Fernanda Luiza de Faria UFSJ
  • Maria Gabriela Prada de Souza
  • Keysy Solange Costa Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p175-187

Resumen

Resumo

Este trabalho apresenta um material audiovisual de divulgação científica produzido pelas autoras e abarca a vida pessoal e a contribuição de Lise Meitner para a ciência. Para isso, foram produzidos vídeos inseridos na plataforma Youtube que versaram sobre a vida pessoal e profissional da cientista, apresentando uma breve discussão de suas pesquisas envolvendo a descoberta do elemento químico protactínio (Pa) e da fissão nuclear. Além disso, aborda os obstáculos sofridos por Lise Meitner em relação às questões de gênero. Foram disponibilizados ao todo três vídeos de curta duração que tiveram o formato de vídeoblog (vlogs). O primeiro vídeo aborda as questões de gênero e ciência na Europa no século XX vivenciadas pela cientista. O segundo vídeo retrata a trajetória profissional de Lise desde quando chegou em Berlim, destacando-se os desafios vividos por ser uma mulher cientista. Por fim, no último vídeo elaborado, apresenta-se de que forma a história de Lise Meitner se entrelaça à da Tabela Periódica, ressaltando as contribuições de Lise na co-descoberta do protactínio e a associação entre a fissão nuclear e a produção de elementos químicos transurânicos. O trabalho ressalta a escassez de materiais de divulgação científica e didáticos que discorram sobre contribuições das mulheres na história da ciência e ressalta a necessidade de mais trabalhos que abordem essa temática.

Palavras-chave: Mulheres na Ciência, Divulgação Científica, Recursos audiovisuais.

Abstract

This work presents an audiovisual material for scientific dissemination produced by the authors and covers Lise Meitner's personal life and contribution to science. For this, videos were produced and inserted on the Youtube platform that dealt with the scientist's personal and professional life, presenting a brief discussion of her research involving the discovery of the chemical element protactinium (Pa) and nuclear fission. In addition, it addresses the obstacles suffered by Lise Meitner in relation to gender issues. A total of three short videos were made available in the form of vlogs. The first video addresses issues of gender and science in Europe in the 20th century experienced by the scientist. The second video portrays Lise's professional trajectory since she arrived in Berlin, highlighting the challenges experienced by being a female scientist. Finally, in the last video produced, it is presented how the story of Lise Meitner is intertwined with that of the Periodic Table, highlighting Lise's contributions in the co-discovery of protactinium and the association between nuclear fission and the production of chemical elements transuranics. The work emphasizes the scarcity of scientific dissemination and didactic materials that discuss the contributions of women in the history of science and emphasizes the need for more works that address this theme.

Keywords: Women in Science, Science Diffusion, Audiovisual Resources.

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Publicado

2024-07-01

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula