Ciências no currículo do Curso Normal Rural da Vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931-1936)

Autores/as

  • Joás Murilo Nunes Universidade Federal do Pará
  • Jônatas Barros e Barros Universidade Federal do Pará
  • José Jerônimo de Alencar Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p22-35

Palabras clave:

Curso Normal Rural, Ciências, Cultura, Pará

Resumen

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as condições que possibilitaram a inserção das ciências nos programas de ensino do Curso Normal Rural, criado em 1931, situado na vila de Santa Izabel do Estado do Pará. Para atingi-lo, a pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: como essas ciências e o curso que as abrigou encontraram condições de se viabilizar na cultura local? Que ciências foram essas, como foram representadas e como se situaram em relação as demais disciplinas no interior dos programas de ensino adotado? O conceito de cultura e de representação cunhados por Hall (2016) foram fundamentais para a análise das fontes historiográficas, tais como, decretos e regulamentos governamentais, programas de ensino e demais discursos que passaram a se inserir na cultura local.  Entre essas representações havia as que requeriam a implantação de um ensino rural orientado para a prática de uma agricultura que seria eficiente, intensiva e, ao mesmo tempo, com profundo apreço pela terra e pela natureza, com fins de lidar com o problema do êxodo rural enfrentado na época. As disciplinas científicas que foram adotadas no programa do Curso Normal Rural de Santa Izabel, foram as denominadas: Ciências Naturais, em 1931 e Ciências Físicas e Naturais, em 1934.

Palavras-chave: Curso Normal Rural, Ciências, Cultura, Pará.

Abstract

The aim of this article was to analyze the conditions that made it possible to include the sciences in the teaching programs of the Rural Normal Course, created in 1931, located in the town of Santa Izabel in the state of Pará. To achieve this, the research was guided by the following questions: how did these sciences and the course that housed them find the conditions to become viable in the local culture? What were these sciences, how were they represented and how were they situated in relation to the other subjects within the teaching programs adopted? The concept of culture and representation coined by Hall (2016) was fundamental to the analysis of historiographical sources, such as government decrees and regulations, teaching programs and other discourses that became part of local culture.  Among these representations were those that called for the implementation of a rural education oriented towards the practice of agriculture that would be efficient, intensive and, at the same time, with a deep appreciation for the land and nature, in order to deal with the problem of rural exodus faced at the time. The scientific subjects that were adopted in the program of the Santa Izabel Rural Normal Course were: Natural Sciences, in 1931 and Physical and Natural Sciences, in 1934.

Keywords: Rural Normal Course, Science, Culture, Pará.

Biografía del autor/a

Jônatas Barros e Barros, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física, com Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Professor Adjunto 1 da Universidade Federal do Pará (UFPA): Belém, PA, Brasil, com lotação no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Dedica-se ao estudo e pesquisa da História das Ciências e Educação na Amazônia. Coordena o Clube de Ciências da UFPA, participando principalmente na orientação e elaboração de materiais e sequências didáticas no ensino de ciências. Ministra mini-cursos e workshops sobre o ensino de ciências, principalmente nas séries iniciais, sobretudo nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto a professores, quanto alunos.

José Jerônimo de Alencar Alves, Universidade Federal do Pará

Possui mestrado em geofísica pela Universidade Federal do Pará e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1989). Foi pesquisador bolsista do Centro de História da Ciência Tecnologia da USP e do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/Paris. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Atua, sobretudo História da Ciência e Epistemologia e História do Ensino de Ciências

Publicado

2024-07-01

Número

Sección

História da Ciência e Ensino