Ilustrações científicas da “Viagem Filosófica” ao Brasil: resgate histórico e implicações para o ensino de ciências

Autores/as

  • Fernanda Cavalcanti Vitor Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
  • André Ferrer P. Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p65-89

Resumen

Resumo

Apresentamos um estudo historiográfico sobre certas representações visuais da natureza, as ilustrações científicas, confeccionadas e utilizadas ao longo da expedição comandada pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815), buscando explorar o seu papel durante a “Viagem Filosófica” e trazer subsídios para compreendermos a presença da ciência na relação Brasil-Portugal do período. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, interdisciplinar e alicerçado na literatura da História Cultural da Ciência, com foco nas práticas científicas e na cultura visual do século XVIII. Enxergamos que o vínculo estabelecido entre as ilustrações, as práticas científicas e as viagens de exploração, em particular a “Viagem Filosófica” ao Brasil, foi relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico da época em destaque, bem como refletiu uma cultura visual para os estudos da natureza no final da era iluminista. Além disso, procuramos mostrar que as ilustrações científicas históricas têm suas potencialidades e que merecem ser problematizadas, especialmente quando levadas à sala de aula.

Palavras-chave: ilustrações científicas, viagem filosófica, história cultural da ciência.

Abstract We present a historiographic study about visual representations of nature, scientific illustrations, made and used through the “scientific” expedition led by naturalist Alexandre Rodrigues Ferreira, seeking to exploring their role during the “Philosophical Journey” and to bring subsidies to the comprehension of the presence of science in Brazil-Portugal relations in that period. It consists of a bibliographic and interdisciplinary work, based on the literature of Cultural History of Science, focused on the scientific practices and on the visual culture of the eighteenth century. We understand that the connection established between illustrations, scientific practices, and the exploration journeys, particularly the “Philosophical Journey” to Brazil, was relevant to the development of the scientific knowledge of that specific time, as well as it reflected a visual culture to the studies of nature by the end of illuminist era. Furthermore, we intend to show that the historical scientific illustrations have their potentialities and deserve to be problematized, especially when taken to classroom.

Keywords: scientific illustrations, philosophical journey, cultural history of science.

Publicado

2024-12-22

Número

Sección

Tópicos de História da Ciência