Integrando História da Ciência e o lúdico: As experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v17p99-108Resumo
Resumo
Este artigo aborda a utilização de um jogo virtual como recurso didático e as possibilidades de aplicação para o professor. Desse modo, apresentamos a narrativa central do jogo e alguns aspectos que permitem a discussão sobre a visão da ciência e do cientista, o papel da mulher na ciência, dentre outros. No jogo, o jogador é inserido no século XVIII, durante a Revolução Francesa, e é apresentado a Antoine Laurent Lavoisier e sua esposa. Ao longo da história o jogador é convidado a enfrentar alguns desafios que trabalham conceitos sobre a Lei da Conservação da Massa. A partir dessa discussão apresentamos alguns resultados da aplicação do jogo, onde observamos que os alunos conseguiram executar as atividades propostas sem dificuldades. Futuramente pretendemos disponibilizar o jogo para professores utilizarem esse recurso com seus alunos.
Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Ciência.
Abstract
This paper discusses the use of a virtual game as didactic resource and the possibilities of application for the teacher. In this way we present the central narrative of the game and some aspects that allow the discussion about the vision of science and the scientist, the role of women in science, among others. In the game, the player is inserted in the eighteenth century during the French Revolution, and is introduced to Antoine Laurent Lavoisier and his wife. Throughout history the player is invited to face some challenges that discusses some concepts on the law of conservation of mass. From this discussion we present some results of the application of the game, where we observed that the students were able to execute the proposed activities without difficulties. In the future we intend to make the game available for teachers to use this resource with their students.
Keywords: History of Science; Teaching Science.