A construção de um antigo instrumento para navegação marítima e seu emprego em aulas de Astronomia e Matemática
Resumo
Por que olhar para o céu? São muitas as razões que justificam a importância dessa ação quando nos voltamos para o estudo da Astronomia. A observação do céu, possivelmente, é uma dentre as primeiras atividades humanas de caráter especulativo. É fato, também, que a regularidade dos movimentos do Sol e de outras estrelas, o aparecimento dos cometas, os eclipses, dentre outros fenômenos, sempre atraíram a atenção do ser humano, que procurou entendê-los na medida de seu conhecimento, e usá-los em seu favor, como os agricultores, ao planejarem a época da semeadura e da colheita, ou os navegadores, na orientação em suas longas viagens. Este texto irá tratar de um dos instrumentos astronômicos empregado pelos navegadores, a Balestilha. A partir de sua construção e uso, o exploraremos como ferramenta didática para o ensino de conceitos astronômicos e matemáticos.Downloads
Publicado
2011-12-07
Como Citar
Fernandes, T. C. D., Longhini, M. D., & Marques, D. M. (2011). A construção de um antigo instrumento para navegação marítima e seu emprego em aulas de Astronomia e Matemática. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 4, 62–79. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/5485
Edição
Seção
História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula