Ellen Swallow Richards: Uma Pioneira na Ciência e na Educação

Autores

  • Giovana Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni de Freitas Reis

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp249-265

Resumo

Resumo

Este trabalho propõe uma análise abrangente da vida e das contribuições científicas de Ellen Swallow Richards (1842-1911), destacando seu papel pioneiro como educadora enquanto primeira instrutora mulher do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ellen foi uma cientista renomada nos campos da química e da engenharia sanitária, além de uma incansável defensora da educação científica e do ensino prático. Além de investigar suas realizações como pesquisadora, nas áreas de análise química, ecologia e nutrição, exploraremos o seu papel como educadora, bem como a sua influência no campo da educação científica. Discutiremos como sua metodologia se baseava na importância de ensinar ciência de forma prática, promovendo o aprendizado por meio da experimentação e da aplicação dos conceitos científicos à vida cotidiana. Suas metodologias de ensino chamam a atenção por serem direcionadas às suas aprendizes do sexo feminino, muitas delas donas de casa e professoras de química da educação básica, as quais residiam fora de Boston e até mesmo fora dos Estados Unidos da América. Seu compromisso com o ensino acessível e inclusivo foram fundamentais para a promoção da educação científica entre as mulheres e em comunidades menos favorecidas. Temos como objetivo fornecer uma visão aprofundada de sua vida e legado, destacando suas contribuições significativas para as ciências da natureza e para o ensino de mulheres, os quais servem de inspiração até os dias atuais.

Palavras-chave: Ellen Swallow Richards – Ensino de Ciências da Natureza para Mulheres – Educação Científica – Educação por Correspondência - MIT

Abstract

This paper proposes an embracing analysis of the life and scientific contributions of Ellen Swallow Richards (1842-1911), highlighting her pioneering role as an educator as the first female instructor at the Massachusetts Institute of Technology. Ellen was a renowned scientist in the fields of chemistry and sanitary engineering, as well as a tireless advocate of science education and practical teaching. In addition to investigating her achievement as a researcher, in the areas of chemical analysis, ecology and nutrition, we will explore her role as an educator, as well as her influence in the field of science education. We will discuss how her methodology was based on the importance of teaching science in a practical way, promoting learning through experimentation and the application of scientific knowledge to everyday life. Her teaching methodologies are noteworthy for being directed to her female learners, many of them housewives and chemistry teachers in basic education, who resided outside Boston and even outside the United States of America. Her commitment to accessible and inclusive education was instrumental in advancing science education among women and in disadvantaged communities. We aim to provide an in-depth look at her life and legacy, highlighting her contributions to the natural sciences and to women's education, which serve as an inspiration to this day.

Keywords: Ellen Swallow Richards – Teaching Natural Science to Women – Science Education – Correspondence Teaching – MIT

Referências

Edwards, June. Women in American Education, 1820 - 1955: The Female Force and Educational Reform. 1. publ. Contributions to the Study of Education 81. Westport, Conn.: Greenwood Press, 2002.

Swallow, Pamela Curtis. The remarkable life and career of Ellen Swallow Richards: pioneer in science and technology. Hoboken, New Jersey: Wiley ; TMS, The Minerals, Metals & Materials Society, 2014.

Clarke, Robert. Ellen Swallow: The woman who founded ecology. Chicago, IL: Follett. 1973.

Hunt, Caroline Louisa. The Life of Ellen H. Richards. Boston: Whitcomb & Barrows, 1912.

Jamil I., & Maria R. Sobre positivismo e educação. Revista Diálogo Educacional 3, no. 7 (2002):1-6.

Silva, João Carlos da. 2007. “Utopia Positivista E instrução Pública No Brasil: Alguns Apontamentos”. Varia Scientia 5 (9):p. 79-88.

Souza, Daniele Cristina de. “O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CENÁRIO BRASILEIRO”. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 8, nº 1 (27 de janeiro de 2020): 29–42.

Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes. Pragmatismo, experiência e educação em John Dewey. Poços de Caldas: ANPEd, 2003.

Rodrigues, Cassiano Terra. “O Desenvolvimento do Pragmatismo Segundo Dewey”. Cognitio-Estudos: revista eletrônica de filosofia 5, nº 2 (2008).

Derossi, Ingrid Nunes, e Ivoni de Freitas-Reis. 2017. “OS CINCO MÉTODOS CARACTERÍSTICOS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DO FILÓSOFO E PEDAGOGO ISAAC WATTS NO SÉCULO XVIII”. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), nº 28 (agosto):141-55.

Watts, Isaac. The Improvement of the Mind: or, a Supplement to the Art of Logic: Containing a Variety of Remarks and Rules for the Attainment and Communication of Useful Knowledge, in Religion, in the Sciences, and in Common Life. Londres, 1743.

Krenn, Michael. The Louisiana Purchase Exposition, Saint Louis, 1904: "The Coronation of Civilization". Routledge, 1999.

Gray, Robert. Coeducation at MIT: 1950’s-1970’s. Stanford University, 2019. Disponível em: https://ee.stanford.edu/~gray/Coeducation_MIT.pdf

Durant, Elizabeth. A Lab of Their Own. MIT Technology Review, 2006. Disponível em: https://www.technologyreview.com/s/405825/a-lab-of-their-own/

McGregor, Sue L.T., e Gail T. Ryan Longo. “Where Visions Meet: Ellen Swallow Richards and Maria Montessori”. Journal of Family & Consumer Sciences 114, nº 3 (1º de setembro de 2022): 34–37.

Dyball, Robert, e Liesel Carlsson. “Ellen Swallow Richards: Mother of Human Ecology?” Human Ecology Review 23, no 2 (13 de dezembro de 2017): 17–28.

Swanson, RaeAnn Lillian, "Clean up our home: Ellen Swallow Richards' human ecology and emerging environmental ideologies, 1890-1915" (2013). Honors Program Theses. 50.

Randolph, Elizabeth. “A Brief History of the Teaching of Home Economics in the Public Schools of the United States”, 1942.

Richards, Ellen Henrietta. Domestic Economy in Public Education. New York College for the Training Teachers, v. II, n. 4, 1889.

Sutherland, Serenity. Discovering science for women: the life of Ellen Swallow Richards, 1842-1911.History Departament, University of Rochester, 2017.

Richards, Ellen Henrietta. Plain Words About Food, 11-12. “Letter from Ellen H. Richards to The Massachusetts Board of World’s Fair Managers,” written Boston, Dec. 27, 1893.

Helvie-Mason, Lora. "Pivotal communication: Marion Talbot's voice for educational equity." Vitae Scholasticae 27, no. 2 (2010)

Downloads

Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino