Filosofia da Ciência Continental e História da Ciência: Articulações Hermenêuticas à História da Química para a Educação Química

Autores/as

  • Maria Elise Sonnenhohl Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v31p95-124

Palabras clave:

Filosofia da Ciência Continental, Hermenêutica, Educação Química

Resumen

No presente artigo, buscamos explorar as influências da Filosofia da Ciência Continental (FCC) na história da ciência que repercutem na história da química e para a educação química, destacando a importância da hermenêutica para a compreensão da ciência e dos aspectos históricos que a envolvem. A FCC vê a ciência como uma instituição inserida em um contexto cultural, histórico e hermenêutico. O domínio de seu discurso são os valores, a subjetividade, o mundo-vida, a história e a sociedade, na medida em que esses elementos afetam a constituição do conhecimento científico. Sua noção de verdade está relacionada à história, ao poder político e à cultura. Sua preocupação com a ciência é interpretar suas condições históricas dentro da sociedade humana como um empreendimento humano. Este texto discute aspectos das abordagens tradicionais da filosofia da ciência que, segundo a literatura, frequentemente negligenciam o contexto histórico e social da prática científica. Autores como Patrick Heelan, Joseph Kockelmans e Martin Eger são destacados por suas contribuições à compreensão da ciência como uma prática hermenêutica, em que a linguagem, a história e a cultura desempenham papeis fundamentais. Com base em McEvoy, a história da química é apresentada sob a perspectiva hermenêutica, com ênfase em como os conceitos químicos foram moldados por contextos históricos e culturais específicos. Na Educação Química, a FCC e a hermenêutica oferecem uma abordagem que vai além da transmissão de conceitos e fórmulas, promovendo uma compreensão dos fenômenos científicos. A integração da história e da filosofia da ciência no currículo através da hermenêutica, permite aos educadores e estudantes uma reflexão sobre questões epistemológicas. Concluímos que a FCC, ao reconhecer a ciência como uma prática humana situada em contextos históricos e sociais, oferece uma perspectiva valiosa para a educação química. A hermenêutica, ao integrar a interpretação de textos, experimentos e teorias, permite compreender a ciência como um empreendimento humano situado, em constante transformação.

Palavras-chave: Filosofia da Ciência Continental, Hermenêutica, Educação Química.

Abstract

In this article, we seek to explore the influences of Continental Philosophy of Science on the history of science that have repercussions on the history of chemistry and chemical education, highlighting the importance of hermeneutics for understanding science and the historical aspects that surround it. FCC sees science as an institution inserted in a cultural, historical and hermeneutic context. The domain of its discourse is values, subjectivity, the life world, history and society, insofar as these elements affect the constitution of scientific knowledge. Its notion of truth is related to history, political power and culture. Its concern with science is to interpret its historical conditions within human society as a human, social enterprise. This text discusses aspects of traditional approaches to the philosophy of science that, according to the literature, often neglect the historical and social context of scientific practice. Authors such as Patrick Heelan, Joseph Kockelmans and Martin Eger are highlighted for their contributions to the understanding of science as a hermeneutic practice, in which language, history and culture play fundamental roles. Based on McEvoy, the history of chemistry is presented from a hermeneutic perspective, with an emphasis on how chemical concepts have been shaped by specific historical and cultural contexts. In Chemical Education, CSF and hermeneutics offer an approach that goes beyond the transmission of concepts and formulas, promoting an understanding of scientific phenomena. The integration of the history and philosophy of science into the curriculum through hermeneutics allows educators and students to reflect on epistemological issues. We conclude that CSF, by recognizing science as a human practice situated in historical and social contexts, offers a valuable perspective for chemical education. Hermeneutics, by integrating the interpretation of texts, experiments and theories, allows us to understand science as a situated human enterprise, in constant transformation.

Keywords: Continental Philosophy of Science, Hermeneutics, Chemistry Education.

Biografía del autor/a

Maria Elise Sonnenhohl, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela FURG e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). É líder do Grupo de Pesquisa Jano: Filosofia e História na Educação em Ciências na UFPR.

Citas

Babich, Babette, “Philosophy of Science”, The Edinburgh Companion to the Twentieth-Century Philosophies, ed. C. Boundas (Edinburgh: University of Edinburgh Press, 2007), 545–558.

Heelan, Patrick A. “Hermeneutical Phenomenology and the Philosophy of Science”, Hermeneutic and Phenomenological Philosophies of Science, (1991), 213-228.

Heelan, Patrick A. Quantum Mechanics and Objectivity: A Study of the Physical Philosophy of Werner Heisenberg. The Hague: Martinus Nijhoff, 1965.

Knorr, Karin C. Epistemic Cultures: How the Sciences Make Knowledge. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999.

Babich, Babette E., ed. Hermeneutic Philosophy of Science, Van Gogh's Eyes, and God: Essays in Honor of Patrick A. Heelan. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002.

Schulz, Roland M. Philosophy of Education and Science Education: A Vital but Underdeveloped Relationship. International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching, edited by Michael R. Matthews, 1259–1316. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2014. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_39.

Donnelly, Jim. "Instrumentality, Hermeneutics and the Place of Science in the School Curriculum." Science & Education 11, no. 2 (2002): 135–153. https://doi.org/10.1023/A:1013698815524.

Paty, Michel. “Einstein, cientista e filósofo?”, Estudos Avançados 7, nº 19 (1993).

Gutting, G. ed., Continental Philosophy of Science (Malden, MA: Blackwell Publishing Ltd, 2005).

Chalmers, Alan F. O que é a ciência afinal? 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

Puig, Carlos F., Taís Tolfo, e Antonio A. P. Videira. "Patrick Heelan, Fenomenologia e a Percepção Visual." Revista Portuguesa de Filosofia 72, no. 2–3 (2016): 475–518. https://doi.org/10.17990/RPF/2016_72_2_0475.

Loparić, Zeljko. "Kant e a Filosofia Analítica." Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Série 2, 2, nº 1 (1990): 27-32.

Crease, Robert. "Hermenêutica e Ciências Naturais: Introdução." Traduzido por Rogério Tolfo. Ekstasis: revista de fenomenologia e hermenêutica 1, nº 2 (2013): 163-180.

Levy, Neil. "Analytic and Continental Philosophy: Explaining the Differences." Metaphilosophy 34, no. 3 (2003): 284-306.

Babich, Babette. "Introduction" In The Multidimensionality of Hermeneutic Phenomenology: From Philology Through Science and Technology to Theology, edited by Babette Babich. 2014.

Heelan, Patrick A. "The Scope of Hermeneutics in Natural Science." Studies in History and Philosophy of Science Part A 29, no. 2 (1998): 273-298. https://doi.org/10.1016/S0039-3681(98)00002-8

Babich, B. E. (2016). "Hermeneutic Philosophy of Science: Interpreting Nature, Reading Laboratory Science." In The Blackwell Companion to Hermeneutics, edited by N. Keane and C. Lawn, 492-504. 1st ed. John Wiley & Sons.

Babich, Babette. "Towards a Critical Philosophy of Science: Continental Beginnings and Bugbears, Whigs, and Waterbears." International Studies in the Philosophy of Science 24, no. 4 (2010): 343-391.

Babich, Babette. "Introduction." Em The Multidimensionality of Hermeneutic Phenomenology: From Philology Through Science and Technology to Theology, editado por Babette Babich. New York: Fordham University Press, 2014.

Bernstein, Richard J. Beyond Objectivism and Relativism: Science, Hermeneutics, and Praxis. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1983.

Hesse, Mary. "In Defence of Objectivity." Reprinted in Revolutions and Reconstructions in the Philosophy of Science, 167-186. Brighton, England: Harvester Press, 1980.

Grondin, Jean. Hermenêutica. Traduzido por Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Santiago, Luís M., e Lucas U. Miranda. "O conceito de tradição na hermenêutica filosófica de Gadamer." HYBRIS, Revista de Filosofía 10 (2019): 43-61.

Kockelmans, Joseph J. Ideas for a Hermeneutic Phenomenology of the Natural Sciences. Vol. 1. Dordrecht: Springer Science & Business Media, 1993.

Palmer, Edward J. E. "Philosophy of Science and History of Science: A Productive Engagement." PhD diss., University of California, San Diego, 1991.

Bensaude-Vincent, Bernadette; Stengers, Isabelle. História da Química. Tradução de Fernando José Luna. Campinas: Editora da Unicamp, 2023. Originalmente publicado como Histoire de la chimie. Paris: Éditions La Découverte, 1993.

Nickles, Thomas. "Philosophy of Science and History of Science." Osiris 10 (1995): 139-163.

Bouterse, Jeroen. "Contingency, Nature and Hermeneutics in History of Science." Journal of the Philosophy of History 8, no. 2 (2014): 291-310. https://doi.org/10.1163/18722636-12341273.

Babich, Babette. "Material Hermeneutics and Heelan's Philosophy of Technoscience." AI & Society 35 (2020): 1-12. https://doi.org/10.1007/s00146-020-00963-7.

Heelan, Patrick A. Space-Perception and the Philosophy of Science. Berkeley: University of California Press, 1983.

Babich, Babette E., Dimitri, Ginev, eds. The Multidimensionality of Hermeneutic Phenomenology. Cham: Springer, 2014.

Kockelmans, Joseph J. "On the Hermeneutical Nature of Modern Natural Science." Man and World 30, no. 3 (1997): 299-313.

Lawn, L.; Keane, N, The Gadamer Dictionary (London: Continuum International Publishing Group, 2011).

Kockelmans, Joseph J. "On the Interpretive Nature of Hertz's Mechanics." Hermeneutic Philosophy of Science, Van Gogh's Eyes, and God: Essays in Honor of Patrick A. Heelan, SJ, edited by Babette Babich, 97-115. Dordrecht: Springer Netherlands, 2002.

Eger, Martin. "Hermeneutics as an Approach to Science: Part I." Science & Education 2, no. 1 (1993a): 1-29. https://doi.org/10.1007/BF00486659.

Eger, Martin. "Hermeneutics as an Approach to Science: Part II." Science & Education 2, no. 4 (1993b): 303-328. https://doi.org/10.1007/BF00488169.

Eger, Martin. "Achievements of the Hermeneutic-Phenomenological Approach to Natural Science: A Comparison with Constructivist Sociology." Man and World 30, no. 3 (1997): 343-367.

Galiazzi, Maria do Carmo, Sousa, Robson Simplicio de. "O Programa De Pesquisa De Martin Eger: Princípios Da Hermenêutica Filosófica Na Educação Em Ciências." Educação em Revista 39, (2023): e38834. https://doi.org/10.1590/0102-469838834

Eger, Martin. "Alternative Interpretations, History, and Experiment: Reply to Cushing, Crease, Bevilacqua, and Giannetto." Science & Education 4, no. 2 (1995): 173-188.

Bevilacqua, Fabio, Enrico Giannetto. “Hermeneutics and Science Education: The Role of History of Science.” Science & Education 4 (1995): 115–126.

Freudenthal, G. C. C. “A Mind of Her Own: Hélène Metzger to Émile Meyerson, 1933.” Isis 94, nº 3 (2003): 477–491.

Abadía, O. M. “Beyond the Whig History Interpretation of History: Lessons on ‘Presentism’ from Hélène Metzger.” Studies in History and Philosophy of Science Part A (2008). https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2008.03.005.

Oliveira, I. C. C. “Hélène Metzger e o Método Filosófico na Historiografia das Ciências: O Desenvolvimento do Pensamento Humano, a Necessidade dos Múltiplos A Priori e o Uso das Analogias.” Problemata - Revista Internacional de Filosofia 13, nº 1 (2022): 64–84. https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.60861.

McEvoy, J. G. The Historiography of the Chemical Revolution: Patterns of Interpretation in the History of Science. Londres: Routledge, 2010.

Bensaude-Vincent, B., J. Golinski, L. L. Roberts, e J. G. McEvoy. “Historiography in a Metaphysical Mode.” Metascience 21 (2012): 41–57. https://doi.org/10.1007/s11016-011-9524-6.

Orlandin, Geane Caroline, Sousa, Robson Simplicio de, Galiazzi, Maria do Carmo. "Linguagem da Química na Educação Química: Entre Caminhos Epistemológicos e Hermenêuticos." Travessias 17, no. 1 (2023): 1-17. https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30201.

Borda, Emily J. "Applying Gadamer's Concept of Disposition to Science and Science Education." Science & Education 16, no. 9-10 (2007): 1027-1041. https://doi.org/10.1007/s11191-007-9079-5.

Ginev D. “Science Teaching as Educational Interrogation of Scientific Research,” Educational Philosophy and Theory 45, nº 5 (2013): 584–597, https://doi.org/10.1080/00131857.2013.765793

Kim, Mi Gyung. "Stabilizing Chemical Reality: The Analytic-Synthetic Ideal of Chemical Species." HYLE – International Journal for Philosophy of Chemistry 20 (2014): 117-39.

Leiviskä, Anniina. "Finitude, Fallibilism and Education towards Non-dogmatism: Gadamer's Hermeneutics in Science Education." Educational Philosophy and Theory 45, no. 5 (2013): 516-30. https://doi.org/10.1080/00131857.2012.732012.

Sousa, Robson Simplicio de, Galiazzi, Maria do Carmo. “A tradição de linguagem em Gadamer e o professor de química como tradutor-intérprete” Actio: Docência em Ciências 3 (2018): 268-285, https://doi.org/10.3895/actio.v3n1.7431.

Hermann, Nadja. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Publicado

2025-07-04

Cómo citar

Sonnenhohl, M. E., & Sousa, R. S. de. (2025). Filosofia da Ciência Continental e História da Ciência: Articulações Hermenêuticas à História da Química para a Educação Química. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 31, 95–124. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v31p95-124

Número

Sección

História da Ciência e Ensino