O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Palavras-chave:
subjetividade, mal-estar, análise do discurso, arte, processo de criaçãoResumo
Este artigo trata de um possível mal-estar (BIRMAN, 2007a) no universo educacional, que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela imersão de sujeitos do excesso (FORBES, 2008) num contexto regido pelos sujeitos do desejo (BIRMAN, 2007b). Inspirados em Salles (2009) e inseridos na perspectiva teórica da Análise do Discurso Francesa, analisaremos os discursos de estudantes voltados para atividades artísticas para compreender como os sujeitos adolescentes emergem de seus processos criativos. Com isso, pretendemos repensar a educação para além da dimensão meramente pedagógica e contribuir para a emergência de novas práticas voltadas para os sujeitos da atualidade.Downloads
Como Citar
Seraphim, R. da C. (2012). O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS. Intercâmbio, 25. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10136
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Robinéia da Costa Seraphim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.