O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS

Autores/as

  • Robinéia da Costa Seraphim

Palabras clave:

subjetividade, mal-estar, análise do discurso, arte, processo de criação

Resumen

Este artigo trata de um possível mal-estar (BIRMAN, 2007a) no universo educacional, que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela imersão de sujeitos do excesso (FORBES, 2008) num contexto regido pelos sujeitos do desejo (BIRMAN, 2007b). Inspirados em Salles (2009) e inseridos na perspectiva teórica da Análise do Discurso Francesa, analisaremos os discursos de estudantes voltados para atividades artísticas para compreender como os sujeitos adolescentes emergem de seus processos criativos. Com isso, pretendemos repensar a educação para além da dimensão meramente pedagógica e contribuir para a emergência de novas práticas voltadas para os sujeitos da atualidade.

Cómo citar

Seraphim, R. da C. (2012). O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS. Intercâmbio, 25. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10136

Número

Sección

Artigos