O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Palabras clave:
subjetividade, mal-estar, análise do discurso, arte, processo de criaçãoResumen
Este artigo trata de um possível mal-estar (BIRMAN, 2007a) no universo educacional, que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela imersão de sujeitos do excesso (FORBES, 2008) num contexto regido pelos sujeitos do desejo (BIRMAN, 2007b). Inspirados em Salles (2009) e inseridos na perspectiva teórica da Análise do Discurso Francesa, analisaremos os discursos de estudantes voltados para atividades artísticas para compreender como os sujeitos adolescentes emergem de seus processos criativos. Com isso, pretendemos repensar a educação para além da dimensão meramente pedagógica e contribuir para a emergência de novas práticas voltadas para os sujeitos da atualidade.Descargas
Cómo citar
Seraphim, R. da C. (2012). O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS. Intercâmbio, 25. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10136
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 1969 Robinéia da Costa Seraphim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.