Flashcards como subsídio para o ensino de Fonologia nas aulas de PLE

Autores

  • Caio Mieiro Mendonça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eliete Figueira Batista da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61435

Palavras-chave:

Alteamento pretônico, Aprendizagem Ativa, Português para estrangeiros

Resumo

Este artigo propõe uma metodologia didática alinhada à Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017) para abordar a variação no quadro vocálico pretônico do PB nas aulas de PLE. A proposta prevê a utilização de flashcards durante atividades lúdicas nas quais se contrastam as pronúncias de palavras com vogais altas [i] e [u] primitivas e derivadas ("perigo" x "pipoca"; "polícia" x "pudor") às suas representações ortográficas. Defende-se que tal associação auxilia a aprendizagem proporcionando a reflexão sobre a não univocidade entre fala e escrita. A metodologia configura-se como um exercício metavisual para o desenvolvimento de conhecimentos metafonológicos dos aprendizes.

Biografia do Autor

Caio Mieiro Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É bolsista de doutorado em Língua Portuguesa do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, com financiamento da CAPES. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição, em 2021, com bolsa CNPq. Especialista em Língua Portuguesa para Estrangeiros, em 2022, pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Letras: Português-Latim, pela UFRJ, em 2019. Concentra seus interesses de pesquisa em Fonologia do Português Brasileiro. É integrante do projeto de pesquisa Variação Fonético/Fonológica e Aquisição: Reflexos na Escrita, coordenado pela Professora-Doutora Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ). Desenvolve, paralelamente, estudos com ênfases em ensino de produção textual e desenvolvimento de conhecimentos metacognitivos.

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, bem como coordena o projeto de extensão universitária - CLAC - Redação. Organiza e participa de eventos nacionais e internacionais, divulgando sua pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, ênfase em Língua Portuguesa, envolvendo os seguintes temas: aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita e teorias fonológicas; ensino, variação e mudança linguísticas; estudos de base sociolinguística nos diferentes níveis da língua. https://orcid.org/0000-0001-6928-2614

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Mendonça, C. M., & Silveira, E. F. B. da . (2023). Flashcards como subsídio para o ensino de Fonologia nas aulas de PLE. Intercâmbio, 53, e61435. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61435

Edição

Seção

Artigos