Movendo as representações por meio das abordagens plurais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e60841

Palavras-chave:

abordagens plurais de ensino, formação docente, representações de ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação realizada junto a professores de línguas estrangeiras e estudantes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas, que buscou formar esses sujeitos nas e para as abordagens plurais de ensino. Assim, intentamos descrever as reverberações dessa formação sobre as representações de ensino dos participantes. Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da didática do plurilinguismo, com base em Candelier et al. (2009), Coste, Moore e Zarate (2009), Castellotti (2001) e Caddéo e Jamet (2013). Os resultados demonstram que a formação teve fortes impactos sobre as representações de ensino dos participantes.

Biografia do Autor

Emerson Patrício de Morais Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE-UFCG) com período sanduíche na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis. Possui mestrado pelo PPGLE-UFCG (2020) e graduação em Letras - Francês pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência em ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) e Português como Língua Estrangeira (PLE). J

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013), sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado)

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Publicado

2023-06-16

Como Citar

Morais Filho, E. P. de ., & Pinheiro-Mariz, J. . (2023). Movendo as representações por meio das abordagens plurais de ensino. Intercâmbio, 53, e60841. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e60841

Edição

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Artigos