Em defesa do Sistema Único de Saúde – Entrevista com Fernanda Almeida
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v24i45.53012Keywords:
Pandemia, coronavírus, Sistema Único de Saúde, atenção psicossocial.Abstract
Nesta entrevista, a assistente social e psicanalista em formação Fernanda Almeida discorre sobre sua trajetória política e acadêmica, desde a atuação no Bairro da Brasilândia, periferia empobrecida de São Paulo, que, nestes tempos de coronavírus, se tornou um grande laboratório necropolítico. Trabalhadores/as negros/as e moradores/as das periferias precarizadas formam a grande maioria entre as vítimas fatais da Covid-19. Filha da classe trabalhadora, Fernanda aposta na ciência e na campanha de vacinação para todos/as e destaca o quanto o Sistema Único de Saúde é fundamental no combate à pandemia. É por meio da saúde pública, e não da saúde como mercadoria, que se poderá efetivamente salvar vidas. Para isso, é preciso defender a saúde pública e romper com a máquina ideológica de destruição do SUS.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.