Professores em luta: práticas alternativas de organização sindical. O caso de SUTEBA Bahía Blanca (Argentina)
Palabras clave:
BAHÍA BLANCA- ESTRATÉGIAS- CONFLITIVIDADE NA EDUCAÇÃO- PRÁTICAS DA UNIÃO- SUTEBA.Resumen
O estudo do sindicalismo dos professores a partir das suas práticas e experiências de conflito permite-nos revelar uma vantagem impensável das formas como a luta de classes se desenvolve no sector estatal na Argentina no período pós-convertibilidade (2003-2015). Voltando a um sindicato específico na província de Buenos Aires, que demonstrou níveis muito elevados de mobilização e greve, este documento investiga a partir de uma metodologia qualitativa e quantitativa o processo de acções de protesto e as formas de organização colectiva e alternativa que ocorreram na secção da SUTEBA de Bahía Blanca, por um lado para fazer avançar a relação entre estratégias, experiências e práticas dos professores nos processos de constituição de organizações sindicais, e por outro lado nas formas de construção de significados políticos que os professores experimentam como sector assalariado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lutas Sociais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.