Professores em luta: práticas alternativas de organização sindical. O caso de SUTEBA Bahía Blanca (Argentina)

Autores/as

Palabras clave:

BAHÍA BLANCA- ESTRATÉGIAS- CONFLITIVIDADE NA EDUCAÇÃO- PRÁTICAS DA UNIÃO- SUTEBA.

Resumen

O estudo do sindicalismo dos professores a partir das suas práticas e experiências de conflito permite-nos revelar uma vantagem impensável das formas como a luta de classes se desenvolve no sector estatal na Argentina no período pós-convertibilidade (2003-2015). Voltando a um sindicato específico na província de Buenos Aires, que demonstrou níveis muito elevados de mobilização e greve, este documento investiga a partir de uma metodologia qualitativa e quantitativa o processo de acções de protesto e as formas de organização colectiva e alternativa que ocorreram na secção da SUTEBA de Bahía Blanca, por um lado para fazer avançar a relação entre estratégias, experiências e práticas dos professores nos processos de constituição de organizações sindicais, e por outro lado nas formas de construção de significados políticos que os professores experimentam como sector assalariado.

Biografía del autor/a

Pablo Ariel Becher, CONICET UNS CEISO GT Clacso AC&SE

Graduado como Profesor y Licenciado en Historia en la Universidad Nacional del Sur (UNS), Magister en Sociología enla Universidad Nacional del Sur (UNS) y actualmente doctorando en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Filiación institucional: CONICET- UNS- CEISO.

Actualmente coordinador del Gt CLACSO Anticapitalismos y sociabildades emergentes

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Becher, P. A. (2021). Professores em luta: práticas alternativas de organização sindical. O caso de SUTEBA Bahía Blanca (Argentina). Lutas Sociais, 25(46), 17–28. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/54275