Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária

Autores

  • Antônio Ozaí Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i6.18874

Palavras-chave:

pedagogia libertária, tragtenberg

Resumo

Nosso objetivo é resgatar o pensamento político-pedagógico de Maurício Tragtenberg. De umlado, a crítica incisiva que desvenda o modelo pedagógico-burocrático fundado na vigilânciae na punição, na relação de dominação, no saber formal transformado em mercadoria deconsumo, uma pedagogia que predomina na maioria das nossas escolas e universidades. Deoutro, o itinerário de uma alternativa pedagógica libertária, recuperada e sintetizada na práxisdo educador contemporâneo. No final do percurso, a certeza da sua atualidade.

Biografia do Autor

Antônio Ozaí, Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), autor de História das Tendências no Brasil (Origens,cisões e propostas), Proposta Editora, 1987; e, de Partido de massa e partido de quadros: a social-democraciae o PT, São Paulo, CPV, 1996; membro do Neils

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Como Citar

Ozaí, A. (2004). Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária. Lutas Sociais, (6), 7–20. https://doi.org/10.23925/ls.v0i6.18874

Edição

Seção

Artigos