Intervenção da Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud: Um contributo para a disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110

Palavras-chave:

Geometria Analítica, Estudo das cônicas, Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud

Resumo

O presente artigo objetiva-se em propor a Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud no estudo conceitual das cônicas, com vista ao melhoramento da disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola. A pesquisa desenvolvida está encaminhada a responder a seguinte questão científica: Como contribuir para o estudo conceitual das cônicas com vista ao melhoramento da disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso e escola em referência? Nesta perspectiva, para o alcance do objetivo determinando, adotou-se o paradigma qualitativo de natureza descritiva, o qual permitiu observar, analisar e descrever os procedimentos tidos em conta pelos professores e alunos no ensino e aprendizagem conceitual das cônicas, com vista a identificar as limitações implicadas no processo em causa. Os resultados obtidos a partir dos procedimentos utilizados, revelam as dificuldades dos alunos em dar explicações acerca do conceito das cônicas na vertente sintética e analítica, bem como das principais propriedades que justificam a razão delas serem consideradas como lugares geométricos.

Biografia do Autor

EZEQUIAS ADOLFO DOMINGAS CASSELA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado (em andamento desde 2021) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Possui mestrado em Matemática para professores pela Universidade da Beira Interior, Portugal (2018). É licenciado em Ensino da Matemática pela Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola (2013); possui pós graduação em Geometria nos programas e metas curriculares de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Secundário, promovido pelo Departamento de Matemática afeto a Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior em Portugal (2018), é docente universitário nos cursos de licenciatura em Matemática e Física da Escola Superior Pedagógica do Bié, lecionando as cadeiras de Geometria Analítica I e II; Programação Matemática; Análise Complexa, Equações Diferenciais Ordinárias, Equações Diferenciais parciais e História da Matemática, desenvolve pesquisa ligadas a Matemática numa dimensão cultural, com ênfase a Etnomatemática, tendo publicado vários artigos científicos em vários periódicos. Tem sido orientador de várias pesquisa da a graduação (licenciatura em ensino da Matemática e Física) na Escola Superior Pedagógica do Bié; tem participado em várias bancas de graduação em Matemática e Física. É membro do GIEPEm- Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

Referências

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Publicado

2022-10-28

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Artigos