Intervenção da Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud: Um contributo para a disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110

Keywords:

Analytical Geometry, Study of Conics, Vergnaud's Conceptual Field Theory

Abstract

This article aims to propose Vergnaud's Theory of Conceptual Fields in the conceptual study of conics, with a view to improving the discipline of Analytical Geometry in students of the first year of the Mathematics course at Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola. The research developed is aimed at answering the following scientific question: How to contribute to the conceptual study of conics with a view to improving the discipline of Analytical Geometry in students of the first year of the course and school in question? In this perspective, in order to reach the objective determined, the qualitative paradigm of a descriptive nature was adopted, which allowed to observe, analyze and describe the procedures taken into account by teachers and students in the conceptual teaching-learning of conics, in order to identify the limitations involved in the process in question. The results obtained from the procedures used reveal the students' difficulties in giving explanations about the concept of conics in the synthetic and analytical aspect, as well as the main properties that justify the reason they are considered as geometric places.

Author Biographies

EZEQUIAS ADOLFO DOMINGAS CASSELA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado (em andamento desde 2021) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Possui mestrado em Matemática para professores pela Universidade da Beira Interior, Portugal (2018). É licenciado em Ensino da Matemática pela Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola (2013); possui pós graduação em Geometria nos programas e metas curriculares de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Secundário, promovido pelo Departamento de Matemática afeto a Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior em Portugal (2018), é docente universitário nos cursos de licenciatura em Matemática e Física da Escola Superior Pedagógica do Bié, lecionando as cadeiras de Geometria Analítica I e II; Programação Matemática; Análise Complexa, Equações Diferenciais Ordinárias, Equações Diferenciais parciais e História da Matemática, desenvolve pesquisa ligadas a Matemática numa dimensão cultural, com ênfase a Etnomatemática, tendo publicado vários artigos científicos em vários periódicos. Tem sido orientador de várias pesquisa da a graduação (licenciatura em ensino da Matemática e Física) na Escola Superior Pedagógica do Bié; tem participado em várias bancas de graduação em Matemática e Física. É membro do GIEPEm- Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

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Published

2022-10-28

Issue

Section

Artigos