Intervenção da Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud: Um contributo para a disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110Palavras-chave:
Geometria Analítica, Estudo das cônicas, Teoria de Campos Conceituais de VergnaudResumo
O presente artigo objetiva-se em propor a Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud no estudo conceitual das cônicas, com vista ao melhoramento da disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola. A pesquisa desenvolvida está encaminhada a responder a seguinte questão científica: Como contribuir para o estudo conceitual das cônicas com vista ao melhoramento da disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso e escola em referência? Nesta perspectiva, para o alcance do objetivo determinando, adotou-se o paradigma qualitativo de natureza descritiva, o qual permitiu observar, analisar e descrever os procedimentos tidos em conta pelos professores e alunos no ensino e aprendizagem conceitual das cônicas, com vista a identificar as limitações implicadas no processo em causa. Os resultados obtidos a partir dos procedimentos utilizados, revelam as dificuldades dos alunos em dar explicações acerca do conceito das cônicas na vertente sintética e analítica, bem como das principais propriedades que justificam a razão delas serem consideradas como lugares geométricos.
Referências
ANGOLA. Ministério da Educação. Lei n.º 32/20, de 12 de agosto, que altera a Lei n.º 17/16, de 7 de outubro –Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Luanda, 2020.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DE ANGOLA. Lei nº. 17/16 de 7 de outubro de 2016. Lei de Base do Sistema de Ensino de Angola nº 17/16. Diário Oficial da República de Angola: I série – nº 170. Luanda: Imprensa Nacional – E.P, 2016.
CASSELA, E. A. D. Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito/Bié. [Dissertação de Mestrado em Matemática para professores, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal]. http://hdl.handle.net/10400.6/9963, 2018.
CASSELA, E.; DE NASCIMENTO, R. Estudo da circunferência à luz dos princípios axiomáticos de rené descartes. Um olhar ao contexto de ensino-aprendizagem da Escola Superior Pedagógica do Bié (esp-bié). Revista Eletrônica de Educação Matemática, 2020, 15: 01-21.
KALEFF, M., A. Roteiro de atividades para o ensino das cónicas. http://www.uff.br/cdme/conicas/professor01.html 3, (sd).
KLEIN, F., Elementary Mathematics from na Advanced Standpoint. Geometry, New York, Dover, 1948
MOREIRA, M. A. Teoria de Campos Conceituais de Vargnaud, o Ensino de ciências e a mapeamentobalancogt19.doc.pesquisa nesta área. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2002.
MOREIRA, M.A. Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências. 1(3):193-232, 1996.
MOREIRA, M.A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. In. Instituto de Física – UFRGS Burgos. Universidade de Burgos. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/~moreira/pesquisaensino.pdf. Acesso em: 26/08/2020, 2003.
PONTE, J. P., BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Autêntica, Belo Horizonte, 2005.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Récherches em Didactique des Mathématiques, 10 (23), 1990.