A formação inicial do professor de matemática no Brasil contemporâneo: um estudo a partir de dados do INEP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p78-92

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Formação Inicial de Professores, Exercício do Magistério, Censo do Ensino Superior, ENADE

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir dados sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil, no período de 2010 a 2019, a partir de resultados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a fim de compreender onde e como essa formação tem ocorrido e o que pensam os concluintes desses cursos a respeito do exercício do magistério. Os dados foram, por nós, sistematizados, interpretados e expostos utilizando-se da Estatística Descritiva. Refletimos sobre algumas questões levantadas a partir das contribuições de Gatti e Saviani. Os resultados mostram uma redução de matrículas nos cursos presenciais e a ampliação na modalidade a distância; que a média de concluintes é muito baixa comparada à média de matrículas e que cerca de 64% dos alunos prestes a concluir o curso pretendem atuar no magistério como carreira principal.

Biografia do Autor

ANA PAULA XIMENES FLORES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutoranda no Programa Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou Mestrado em Matemática Universitária pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (2009) e graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (2007). Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando como preceptora no programa Residência Pedagógica (2019), formadora no PNAIC (2018, 2014), orientadora online no REDEFOR (2011-2012). Atuou também na Coordenação do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Campus Guarulhos (2017-2019). Segunda secretária na gestão 2020-2023 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo (SBEM-SP).

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

Referências

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SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 07–19, 2011. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667 >. Acesso em: 26 set. 2021.

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Publicado

2022-10-28

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Artigos