A formação inicial do professor de matemática no Brasil contemporâneo: um estudo a partir de dados do INEP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p78-92

Keywords:

Initial Formation of Mathematics Teachers, Teaching Professional, Higher Education Census, ENADE

Abstract

The present study aims to present and discuss data on the Initial Formation of Mathematics Teachers in Brazil, in the period from 2010 to 2019, based on results from the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research, in order to understand where and how this formation has occurred and what the graduates of these courses think about the exercise of teaching. The data were systematized, interpreted and exposed using descriptive statistics. We reflected on some issues raised based on the contributions of Gatti and Saviani. The results show a reduction in enrollments in classroom courses and an increase in distance learning; that the average number of graduates is very low compared to the average enrollments and that around 64% of the students about to finish the course intend to work as teachers as their main career.

Author Biographies

ANA PAULA XIMENES FLORES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutoranda no Programa Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou Mestrado em Matemática Universitária pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (2009) e graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (2007). Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando como preceptora no programa Residência Pedagógica (2019), formadora no PNAIC (2018, 2014), orientadora online no REDEFOR (2011-2012). Atuou também na Coordenação do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Campus Guarulhos (2017-2019). Segunda secretária na gestão 2020-2023 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo (SBEM-SP).

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

References

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016>. Acesso em: 26 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2010. Brasília: Inep, 2011. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese de Área: Matemática. Brasília: Inep, 2012a. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados>. Acesso em: 26 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2011. Brasília: Inep, 2012b. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2012. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2013. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENADE 2014: Relatório da Área de Matemática. Brasília: Inep, 2016a. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados >. Acesso em: 26 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016b. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese de Área: Matemática (Bacharelado e Licenciatura). Brasília: Inep, 2018a. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados >. Acesso em: 26 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: Inep, 2018b. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.

SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 07–19, 2011. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667 >. Acesso em: 26 set. 2021.

Published

2022-10-28

Issue

Section

Artigos