A formação inicial do professor de matemática no Brasil contemporâneo: um estudo a partir de dados do INEP
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p78-92Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Formação Inicial de Professores, Exercício do Magistério, Censo do Ensino Superior, ENADEResumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir dados sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil, no período de 2010 a 2019, a partir de resultados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a fim de compreender onde e como essa formação tem ocorrido e o que pensam os concluintes desses cursos a respeito do exercício do magistério. Os dados foram, por nós, sistematizados, interpretados e expostos utilizando-se da Estatística Descritiva. Refletimos sobre algumas questões levantadas a partir das contribuições de Gatti e Saviani. Os resultados mostram uma redução de matrículas nos cursos presenciais e a ampliação na modalidade a distância; que a média de concluintes é muito baixa comparada à média de matrículas e que cerca de 64% dos alunos prestes a concluir o curso pretendem atuar no magistério como carreira principal.
Referências
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016>. Acesso em: 26 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2010. Brasília: Inep, 2011. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese de Área: Matemática. Brasília: Inep, 2012a. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados>. Acesso em: 26 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2011. Brasília: Inep, 2012b. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2012. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2013. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENADE 2014: Relatório da Área de Matemática. Brasília: Inep, 2016a. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados >. Acesso em: 26 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016b. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese de Área: Matemática (Bacharelado e Licenciatura). Brasília: Inep, 2018a. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados >. Acesso em: 26 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: Inep, 2018b. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados >. Acesso em: 25 set. 2021.
SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 07–19, 2011. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667 >. Acesso em: 26 set. 2021.