Avaliação da aprendizagem e a constatação do erro do aluno referente ao valor posicional do número: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p17-30

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, uso reconstrutivo do erro, valor posicional do número, sistema de numeração decimal

Resumo

O presente estudo tem por objetivo relatar elementos parciais de uma dissertação em andamento, em Educação Matemática, da PUC-SP. O foco da pesquisa está na percepção e/ou na constatação do erro do aluno, no que diz respeito ao valor posicional do número no sistema de numeração decimal; nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é o condutor pedagógico dessa investigação, o que permite considerá-la um elemento essencial do fazer pedagógico, sem o qual a percepção da aprendizagem ou do próprio erro não seria possível. Nessa investigação, a constatação do erro do aluno é compreendida como um momento oportuno para a investigação, construção e confirmação de hipóteses que levaram o aluno ao erro, bem como a percepção sobre qual influência e quais decisões o professor pode tomar a partir disso. Estruturalmente, o trabalho apresenta um recorte da revisão de literatura, bem como os resultados parciais encontrados.

Biografia do Autor

JULIANA PORTELLA DE FREITAS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda no curso de Educação Matemática (PUC_SP), especialista em Metodologia de Ensino para Educação a Distância - Universidade Anhanguera. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Torricelli Anhanguera (2013), graduação em Matemática pela Faculdade Integrada de Guarulhos (2004). Atualmente atua como Coordenadora de Programas Educacionais, Formadora de Professores na Secretaria de Educação de Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, Educação a Distância e produção de materiais didáticos/pedagógicos.

GERSON PASTRE DE OLIVEIRA, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Gerson Pastre de Oliveira é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP), membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT), mestre e doutor em Educação (USP). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos online e tecnologias na educação matemática. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. É autor e organizador de livros na área de educação matemática e computação. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. Atua como coordenador e professor do curso de Ciência da Computação (UNIP/Jundiaí) e como professor do CEETEPS. É membro de conselhos editoriais e científicos de periódicos nas áreas de tecnologia e educação matemática. Link para o ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gerson_Oliveira5

Referências

ALMOULOUD, S. A. Articulação entre História e Didática da Matemática: aspectos teórico-metodológicos para o ensino. In: OLIVEIRA, G. P. de. (Org.). Educação matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

AMARAL, E. H. Sistema de numeração decimal: conhecimentos profissionais e práticas escolares de professores do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental. 2017. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.

BOALER, J. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2018.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: Didática das Matemáticas, Brun, Jean (0rg.). Coleção Horizontes Pedagógicos. Tradução: Figueiredo, M. J., Instituto Piaget: Lisboa, 1996.

CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GONÇALVES, A. Análise das estratégias e erros dos alunos do 9º ano em questões de álgebra baseadas no Saresp de 2008 a 2011, 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. 4.ed. Portugal: Porto, 1994.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio. 44 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C. SAIZ, I (org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, M. C. A. Avaliação como processo de comunicação e regulação da aprendizagem de equações do 1º grau: contribuições da produção escrita. 2012. 233f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.

MENDES, M. T. Utilização da prova em fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. 277f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

MILAN, I. S. O ensino do Sistema de Numeração Decimal nas séries iniciais do Ensino Fundamental: as relações com a aprendizagem do sistema posicional. 2017. 149 f. Dissertação (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

MORAES, F. R. Um estudo sobre erros na resolução de equações do 1º grau com o software Aplusix. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Programa de Estudos em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2013.

OLIVEIRA, C. S. A. Avaliação da aprendizagem na educação online: aproximações e distanciamentos para uma avaliação formativa-reguladora. 2010. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

OLIVEIRA, G. P. Avaliação em cursos on-line colaborativos: uma abordagem multidimensional. Tese de doutorado: educação. Universidade de São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, M. C. Uma prática de avaliação formativa em ambientes virtuais: processos de regulação e autorregulação da aprendizagem em um curso de matemática a distância. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação matemática), Programa em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campos Grande, 2016.

PEREIRA, L. F. P. Avaliação formativa com enfoque na auto-regulação de estudantes do princípio fundamental da contagem aplica a um curso superior de tecnologia da informação. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado), Programa em Educação Matemática, Universidade Anhanguera, São Paulo, 2017.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª ed. Vozes: Petrópolis, 1996.

SADA, C. M. A avaliação da aprendizagem na licenciatura em matemática: o que dizem documentos, professores e alunos? 2017. 342 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SANTOS, J. K. A compreensão do professor sobre os erros dos alunos, em itens envolvendo expectativas de aprendizagem dos números racionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes e o Sistema de Numeração Decimal na Cultura Escolar Paranaense (1960-1989). Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, 2014.

SOUSA, V. S. O erro no ensino de Matemática: reflexões a respeito de ações docentes no processo de ensino. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

TRACANELLA, A. T. O Sistema de Numeração Decimal: um estudo sobre o valor posicional. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Edição

Seção

Artigos