Avaliação da aprendizagem e a constatação do erro do aluno referente ao valor posicional do número: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p17-30Keywords:
avaliação da aprendizagem, uso reconstrutivo do erro, valor posicional do número, sistema de numeração decimalAbstract
The present study aims to report partial elements of an ongoing dissertation, in Mathematics Education, at PUC-SP. The focus of the research is on the perception and/or verification of the student's error, regarding the positional value of the number in the decimal numbering system; in this sense, the assessment of learning is the pedagogical guide of this investigation, which makes it possible to consider it an essential element of pedagogical practice, without which the perception of learning or of the error itself would not be possible. In this investigation, the observation of the student's error is understood as an opportune moment for the investigation, construction and confirmation of hypotheses that led the student to the error, as well as the perception of what influence and what decisions the teacher can take from it. Structurally, the work presents an excerpt from the literature review, as well as the partial results found.
References
ALMOULOUD, S. A. Articulação entre História e Didática da Matemática: aspectos teórico-metodológicos para o ensino. In: OLIVEIRA, G. P. de. (Org.). Educação matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
AMARAL, E. H. Sistema de numeração decimal: conhecimentos profissionais e práticas escolares de professores do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental. 2017. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
BOALER, J. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2018.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: Didática das Matemáticas, Brun, Jean (0rg.). Coleção Horizontes Pedagógicos. Tradução: Figueiredo, M. J., Instituto Piaget: Lisboa, 1996.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GONÇALVES, A. Análise das estratégias e erros dos alunos do 9º ano em questões de álgebra baseadas no Saresp de 2008 a 2011, 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. 4.ed. Portugal: Porto, 1994.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio. 44 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C. SAIZ, I (org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, M. C. A. Avaliação como processo de comunicação e regulação da aprendizagem de equações do 1º grau: contribuições da produção escrita. 2012. 233f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
MENDES, M. T. Utilização da prova em fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. 277f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná.
MILAN, I. S. O ensino do Sistema de Numeração Decimal nas séries iniciais do Ensino Fundamental: as relações com a aprendizagem do sistema posicional. 2017. 149 f. Dissertação (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
MORAES, F. R. Um estudo sobre erros na resolução de equações do 1º grau com o software Aplusix. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Programa de Estudos em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2013.
OLIVEIRA, C. S. A. Avaliação da aprendizagem na educação online: aproximações e distanciamentos para uma avaliação formativa-reguladora. 2010. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
OLIVEIRA, G. P. Avaliação em cursos on-line colaborativos: uma abordagem multidimensional. Tese de doutorado: educação. Universidade de São Paulo, 2007.
OLIVEIRA, M. C. Uma prática de avaliação formativa em ambientes virtuais: processos de regulação e autorregulação da aprendizagem em um curso de matemática a distância. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação matemática), Programa em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campos Grande, 2016.
PEREIRA, L. F. P. Avaliação formativa com enfoque na auto-regulação de estudantes do princípio fundamental da contagem aplica a um curso superior de tecnologia da informação. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado), Programa em Educação Matemática, Universidade Anhanguera, São Paulo, 2017.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª ed. Vozes: Petrópolis, 1996.
SADA, C. M. A avaliação da aprendizagem na licenciatura em matemática: o que dizem documentos, professores e alunos? 2017. 342 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
SANTOS, J. K. A compreensão do professor sobre os erros dos alunos, em itens envolvendo expectativas de aprendizagem dos números racionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, 2017.
SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes e o Sistema de Numeração Decimal na Cultura Escolar Paranaense (1960-1989). Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, 2014.
SOUSA, V. S. O erro no ensino de Matemática: reflexões a respeito de ações docentes no processo de ensino. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
TRACANELLA, A. T. O Sistema de Numeração Decimal: um estudo sobre o valor posicional. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.