Avaliação da aprendizagem e a constatação do erro do aluno referente ao valor posicional do número: uma revisão de literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p17-30

Keywords:

avaliação da aprendizagem, uso reconstrutivo do erro, valor posicional do número, sistema de numeração decimal

Abstract

The present study aims to report partial elements of an ongoing dissertation, in Mathematics Education, at PUC-SP. The focus of the research is on the perception and/or verification of the student's error, regarding the positional value of the number in the decimal numbering system; in this sense, the assessment of learning is the pedagogical guide of this investigation, which makes it possible to consider it an essential element of pedagogical practice, without which the perception of learning or of the error itself would not be possible. In this investigation, the observation of the student's error is understood as an opportune moment for the investigation, construction and confirmation of hypotheses that led the student to the error, as well as the perception of what influence and what decisions the teacher can take from it. Structurally, the work presents an excerpt from the literature review, as well as the partial results found.

Author Biographies

JULIANA PORTELLA DE FREITAS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda no curso de Educação Matemática (PUC_SP), especialista em Metodologia de Ensino para Educação a Distância - Universidade Anhanguera. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Torricelli Anhanguera (2013), graduação em Matemática pela Faculdade Integrada de Guarulhos (2004). Atualmente atua como Coordenadora de Programas Educacionais, Formadora de Professores na Secretaria de Educação de Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, Educação a Distância e produção de materiais didáticos/pedagógicos.

GERSON PASTRE DE OLIVEIRA, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Gerson Pastre de Oliveira é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP), membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT), mestre e doutor em Educação (USP). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos online e tecnologias na educação matemática. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. É autor e organizador de livros na área de educação matemática e computação. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. Atua como coordenador e professor do curso de Ciência da Computação (UNIP/Jundiaí) e como professor do CEETEPS. É membro de conselhos editoriais e científicos de periódicos nas áreas de tecnologia e educação matemática. Link para o ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gerson_Oliveira5

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Published

2022-10-28

Issue

Section

Artigos