Mapeamento de pesquisas em educação matemática sob perspectiva da fluência em dispositivos digitais.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p111-122Palavras-chave:
Fluência digital, mapeamento de pesquisas, tecnologias digitais, educação matemática.Resumo
Este artigo representa a síntese relativa ao desenvolvimento de uma dissertação em andamento e que tem como tema o mapeamento de pesquisas realizadas na PUC-SP, mais especificamente no grupo de pesquisa PEA-MAT, acerca de iniciativas que se valeram de tecnologias digitais, considerando os trabalhos que envolveram os mais diversos temas centrais, sejam relacionados à aprendizagem, ao ensino ou à formação de professores. Os principais referenciais teóricos utilizados incluem os estudos relativos à fluência em dispositivos digitais, as reflexões sobre as tecnologias da inteligência e análises sobre as integrações possíveis entre pessoas e tecnologias na escola e na sociedade. O levantamento em questão se refere a teses e dissertações e utiliza o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Neste artigo, algumas características da pesquisa são exploradas, com destaque para a problemática e o referencial teórico.
Referências
BORBA, M.C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, 2021. https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2.
BORBA, M. C; VILLARREAL, M. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modelling, visualization and experimentation. 1. ed. New York: Springer, 2005.
GOOS, M. et al. Perspectives on technology mediate learning in secondary school mathematics classrooms. Mathematical Behavior. n. 22, 2003. p.73-89.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância: Campinas: Papiros, 2003.
LÉVI, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Editora 34, 1993.
LEITE, R. S. Formação de professores de matemática e tecnologias digitais: um estudo sobre o teorema de Tales. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, G. P. Sobre tecnologias e Educação Matemática: fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In: OLIVEIRA, G. P. (Org). Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
OLIVEIRA, G. P. Tecnologias digitais na formação docente: estratégias didáticas com uso do superlogo e do geogebra. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Anais... Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013, 1 v. 359 p.
OLIVEIRA, G. P.; LIMA, N. S. M. Estratégias didáticas com tecnologias na formação continuada de professores de Matemática: uma investigação sobre homotetia. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 1, 2018.
OLIVEIRA, G. P.; GONÇALVES, M. D.; MARQUETTI, C. Reflexões acerca da tecnologia e sua inserção na pesquisa em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.17, n. 3, 2015. p. 472 – 489.
PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge: proposal to the National Science Foundation. Cambridge: MIT MediaLab, 1995.