Mapeamento de pesquisas em educação matemática sob perspectiva da fluência em dispositivos digitais.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p111-122

Keywords:

Digital fluency, research mapping, digital technologies, mathematics education

Abstract

This article represents the synthesis related to the development of a dissertation in progress and whose theme is the mapping of research carried out at PUC-SP, more specifically in the PEA-MAT research group, about initiatives that made use of digital technologies, considering the works that involved the most diverse central themes, whether related to learning, teaching or teacher training. The main theoretical references used include studies on fluency in digital devices, reflections on intelligence technologies and analyzes of possible integrations between people and technologies at school and in Society. The survey in question refers to theses and dissertations and uses the CAPES Catalog of Theses and Dissertations. In this article, some characteristics of the research are explored, with emphasis on the problem and the theoretical frameworkIdem ao resumo.

Author Biographies

SUELY DE FÁTIMA FERREIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em matemática pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2012), especialização em Gestão Estratégica no ensino EAD pelo SENAC-SP (2018), bolsista da Capes no projeto PIBID(2010-2012), monitória do curso de matemática(2011-2012), Mestrado em Educação Matemática pela pontifícia universidade católica de São Paulo- Campus Consolação (PUC-SP,) em andamento. Tem experiência na área de Matemática e física, com ênfase em Matemática e tutoria de matemática EAD, experiência com a plataforma de ensino Blackboard.

GERSON PASTRE DE OLIVEIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Gerson Pastre de Oliveira é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP), membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT), mestre e doutor em Educação (USP). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos online e tecnologias na educação matemática. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. É autor e organizador de livros na área de educação matemática e computação. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. Atua como coordenador e professor do curso de Ciência da Computação (UNIP/Jundiaí) e como professor do CEETEPS. É membro de conselhos editoriais e científicos de periódicos nas áreas de tecnologia e educação matemática. Link para o ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gerson_Oliveira5

References

BORBA, M.C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, 2021. https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2.

BORBA, M. C; VILLARREAL, M. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modelling, visualization and experimentation. 1. ed. New York: Springer, 2005.

GOOS, M. et al. Perspectives on technology mediate learning in secondary school mathematics classrooms. Mathematical Behavior. n. 22, 2003. p.73-89.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância: Campinas: Papiros, 2003.

LÉVI, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Editora 34, 1993.

LEITE, R. S. Formação de professores de matemática e tecnologias digitais: um estudo sobre o teorema de Tales. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, G. P. Sobre tecnologias e Educação Matemática: fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In: OLIVEIRA, G. P. (Org). Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Livraria da Física, 2018.

OLIVEIRA, G. P. Tecnologias digitais na formação docente: estratégias didáticas com uso do superlogo e do geogebra. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Anais... Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013, 1 v. 359 p.

OLIVEIRA, G. P.; LIMA, N. S. M. Estratégias didáticas com tecnologias na formação continuada de professores de Matemática: uma investigação sobre homotetia. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 1, 2018.

OLIVEIRA, G. P.; GONÇALVES, M. D.; MARQUETTI, C. Reflexões acerca da tecnologia e sua inserção na pesquisa em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.17, n. 3, 2015. p. 472 – 489.

PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge: proposal to the National Science Foundation. Cambridge: MIT MediaLab, 1995.

Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos