Mapeamento de pesquisas em educação matemática sob perspectiva da fluência em dispositivos digitais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p111-122

Palavras-chave:

Fluência digital, mapeamento de pesquisas, tecnologias digitais, educação matemática.

Resumo

Este artigo representa a síntese relativa ao desenvolvimento de uma dissertação em andamento e que tem como tema o mapeamento de pesquisas realizadas na PUC-SP, mais especificamente no grupo de pesquisa PEA-MAT, acerca de iniciativas que se valeram de tecnologias digitais, considerando os trabalhos que envolveram os mais diversos temas centrais, sejam relacionados à aprendizagem, ao ensino ou à formação de professores. Os principais referenciais teóricos utilizados incluem os estudos relativos à fluência em dispositivos digitais, as reflexões sobre as tecnologias da inteligência e análises sobre as integrações possíveis entre pessoas e tecnologias na escola e na sociedade. O levantamento em questão se refere a teses e dissertações e utiliza o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Neste artigo, algumas características da pesquisa são exploradas, com destaque para a problemática e o referencial teórico.

 

Biografia do Autor

SUELY DE FÁTIMA FERREIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em matemática pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2012), especialização em Gestão Estratégica no ensino EAD pelo SENAC-SP (2018), bolsista da Capes no projeto PIBID(2010-2012), monitória do curso de matemática(2011-2012), Mestrado em Educação Matemática pela pontifícia universidade católica de São Paulo- Campus Consolação (PUC-SP,) em andamento. Tem experiência na área de Matemática e física, com ênfase em Matemática e tutoria de matemática EAD, experiência com a plataforma de ensino Blackboard.

GERSON PASTRE DE OLIVEIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Gerson Pastre de Oliveira é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP), membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT), mestre e doutor em Educação (USP). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos online e tecnologias na educação matemática. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. É autor e organizador de livros na área de educação matemática e computação. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. Atua como coordenador e professor do curso de Ciência da Computação (UNIP/Jundiaí) e como professor do CEETEPS. É membro de conselhos editoriais e científicos de periódicos nas áreas de tecnologia e educação matemática. Link para o ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gerson_Oliveira5

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Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos