Comunidades de aprendizagem e educação matemática: um aprendizado cooperativo, inclusivo e multicultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p42-50

Palavras-chave:

Comunidades de aprendizagem, Educação Matemática, cooperação, inclusão, ensino multicultural

Resumo

Este artigo é uma revisão sistemática que se concentra nos trabalhos que organizam as atividades de aprendizagem a partir do conceito de constituição de comunidades de aprendizagem nas aulas de matemática. Analisando os textos selecionados, procuramos verificar pontos de confluência ou divergência em relação à concepção de comunidades de aprendizagem, organização, espaço geográfico utilizado, o papel do professor, contribuições para a aprendizagem matemática e o currículo entendido nestes espaços. Como resultado, os trabalhos apontam que comunidades de aprendizagem, que visam trabalhar com cooperação, inclusão, multiculturalidade, favorecem um ambiente propício à troca entre estudantes e o crescimento mútuo, proporcionando uma maior apropriação dos conceitos matemáticos e maior confiança nas realizações das atividades.

Biografia do Autor

CRISTINE DE JESUS MOURA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2002) e Licenciatura em Pedagogia pela UNESP (2019). Atualmente é coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação(SP). Tem experiência na área de Ensino de Matemática e de formação de professores de Matemática.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

2022-06-02

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Artigos