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Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p42-50

Keywords:

Porturguês

Abstract

This paper is a systematic review that focuses on productions that organize learning activities based on the concept of constituting learning communities in math classes. Based on the analyses of selected articles, we aim to verify points of confluence or divergence concerning the conception of learning communities, organization, use of geographic spaces, the teacher's role, contributions to mathematical learning, and the curriculum understood in those spaces. Findings from the study indicate that learning communities, which aim to work with cooperation, inclusion, and multiculturalism, favor an environment conducive to exchange between students and mutual growth, providing greater appropriation of mathematical concepts and greater confidence in the accomplishment of activities.

Author Biographies

CRISTINE DE JESUS MOURA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2002) e Licenciatura em Pedagogia pela UNESP (2019). Atualmente é coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação(SP). Tem experiência na área de Ensino de Matemática e de formação de professores de Matemática.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos