Comunidades de aprendizagem e educação matemática: um aprendizado cooperativo, inclusivo e multicultural
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p42-50Palavras-chave:
Comunidades de aprendizagem, Educação Matemática, cooperação, inclusão, ensino multiculturalResumo
Este artigo é uma revisão sistemática que se concentra nos trabalhos que organizam as atividades de aprendizagem a partir do conceito de constituição de comunidades de aprendizagem nas aulas de matemática. Analisando os textos selecionados, procuramos verificar pontos de confluência ou divergência em relação à concepção de comunidades de aprendizagem, organização, espaço geográfico utilizado, o papel do professor, contribuições para a aprendizagem matemática e o currículo entendido nestes espaços. Como resultado, os trabalhos apontam que comunidades de aprendizagem, que visam trabalhar com cooperação, inclusão, multiculturalidade, favorecem um ambiente propício à troca entre estudantes e o crescimento mútuo, proporcionando uma maior apropriação dos conceitos matemáticos e maior confiança nas realizações das atividades.
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