O fenômeno da inclusão nas escolas da educação básica: um estudo sobre a exclusão
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p88-96Palavras-chave:
Inclusão, Microexclusão, Macroinclusão, Educação inclusiva, ExclusãoResumo
O direito à educação, apoiado por normas nacionais e internacionais, é um direito humano básico. Sendo assim, é importante que haja uma reflexão sobre a forma como esse direito é garantido. O presente estudo, refere-se aos desafios da educação inclusiva. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que nos permite analisar os diferentes conceitos de exclusão, como certos movimentos ocasionam a exclusão escolar e quais as consequências da falha na efetivação de uma educação inclusiva. As consequências são alunos sentindo-se inferiores perante os demais, e tendo o retraimento e o desencadeamento de conflitos como respostas, provocando uma autoexclusão. Os autores citam ações que se propõem inclusivas, mas que geram exclusões, e concluem que as escolas ainda não aprenderam a lidar com as diferenças, que há falta de formação para os professores e que a educação ainda carrega heranças do processo de colonização.
Referências
BAPTISTA, J. A. Inclusão e desenvolvimento. A face oculta da exclusão escolar. Gestão e Desenvolvimento, n. 17-18, p. 123-140, 1 jan. 2010.
BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Egler. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. Brasília: MEC, 68 p., 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020.
DUBET, François. A escola e a exclusão. Cadernos de pesquisa. Tradução: Neide Luzia de Rezende. n. 119, p. 29-45, 2003.
FAUSTINO, Ana Carolina et al. Macroinclusão e microexclusão no contexto educacional. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 12, ed. 3, p. 898-911, 2018. DOI 10.14244/198271992212. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2212/744. Acesso em: 1 ago. 2021.
FERRARO, Alceu Ravanello; ROSS, Steven Dutt. Diagnóstico da escolarização no Brasil na perspectiva da exclusão escolar. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 22, n. 71, 2017.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [S.I.], v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 12 set. 2021.
LINCH, Jaqueline Picetti. Movimentos de Exclusão Escolar Oculta. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Inclusão/exclusão escolar e afetividade: Repensando o fracasso escolar das crianças de classes populares. Revista Educar, Curitiba, ed. 44, p. 217-233, 1 abr. 2012.
ROCHA, Marisa Lopes da. Inclusão ou exclusão? Produção da subjetividade nas práticas de formação. Psicologia em Estudo, Maringá, v.13, ed. 3, p. 477-484, 2008.
RODRIGUES, Thiago Donda. Educação Matemática: Possíveis contribuições para uma educação inclusiva. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 229-237, 2018. DOI https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19140. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/issue/view/786. Acesso em: 1 nov. 2021
SILVA, Berenice Mª Dalla Costa da; PEDRO, Vanize Dalla Costa; JESUS; Eliane Maria de. Educação Inclusiva. Revista Científica Semana Acadêmica, [s.l.], v.1, ed. 99, p. 1-11, 2017.