O fenômeno da inclusão nas escolas da educação básica: um estudo sobre a exclusão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p88-96

Keywords:

Inclusion, Micro-exclusion, Macro-inclusion, Inclusive education, Exclusion.

Abstract

The right to education, supported by national and international regulations, is a basic human right. Therefore, it is necessary to reflect on how this right is ensured. This study refers to the challenges of inclusive education. A conduct systematic review of the literature allowed us to analyze the different concepts of exclusion, how certain actions cause school exclusion, and what are the consequences of failure when implementing inclusive education. The consequences are students feeling inferior to others, having withdrawal and triggering conflicts as responses, causing self-exclusion. The authors cite actions that propose to be inclusive but generate exclusions, therefore concluding that schools have not yet learned to deal with differences, there is a lack of training for teachers, besides education still carries legacies of the colonization process.

Author Biographies

JULIANNA DA SILVA VIEIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em MATEMÁTICA LICENCIATURA pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática e suas aplicações, tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Mestrado em andamento em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos