O fenômeno da inclusão nas escolas da educação básica: um estudo sobre a exclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p88-96

Palavras-chave:

Inclusão, Microexclusão, Macroinclusão, Educação inclusiva, Exclusão

Resumo

O direito à educação, apoiado por normas nacionais e internacionais, é um direito humano básico. Sendo assim, é importante que haja uma reflexão sobre a forma como esse direito é garantido. O presente estudo, refere-se aos desafios da educação inclusiva. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que nos permite analisar os diferentes conceitos de exclusão, como certos movimentos ocasionam a exclusão escolar e quais as consequências da falha na efetivação de uma educação inclusiva. As consequências são alunos sentindo-se inferiores perante os demais, e tendo o retraimento e o desencadeamento de conflitos como respostas, provocando uma autoexclusão. Os autores citam ações que se propõem inclusivas, mas que geram exclusões, e concluem que as escolas ainda não aprenderam a lidar com as diferenças, que há falta de formação para os professores e que a educação ainda carrega heranças do processo de colonização.

Biografia do Autor

JULIANNA DA SILVA VIEIRA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em MATEMÁTICA LICENCIATURA pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática e suas aplicações, tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Mestrado em andamento em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

2022-06-02

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Artigos