Formas de utilização da lousa digital no ensino da matemática em turmas do Fundamental I

Authors

  • MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO
  • MARCO AURÉLIO KALINKE

Abstract

Resumo

Mediadas pelas Tecnologias Digitais novas possibilidades têm se aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam. O uso de novos recursos digitais, como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a Lousa Digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns. Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a Lousa Digital vem sendo utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para o ensino fundamental 1.

Palavras-chave: Educação matemática; Tecnologias digitais; Lousa digital.

Abstract

Mediated by Information and Communication Technologies (ICT), new forms of communication have expanded resulting in different ways of obtaining information , interfering with the way a person thinks, communicates and informs . So you begin to think about the use of new digital resources, a new way of construction of knowledge in the classroom. This article aims to present some considerations regarding an investigation, held in a master's thesis , on how to use the Digital whiteboard in Mathematics Teaching , showing some pedagogical practices caused by the use of this digital resource , being inserted in school environment.

Keywords: Mathematics Education; Information and Communication Technology; Digital Board. 

 

Author Biographies

MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO

Doutoranda em Educação Matemática pela UNIAN, Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR, Especialização em Educação Científica e Tecnológica pela UTFPR, Graduação em Licenciatura em Matemática pela UEPG. 

Atualmente docente de ensino superior da Unopar e Anhanguera. 

MARCO AURÉLIO KALINKE

Pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto). Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, possui mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Adjunto 4, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. 

Published

2018-09-11

Issue

Section

Artigos