Formas de utilização da lousa digital no ensino da matemática em turmas do Fundamental I
Resumo
Resumo
Mediadas pelas Tecnologias Digitais novas possibilidades têm se aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam. O uso de novos recursos digitais, como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a Lousa Digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns. Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a Lousa Digital vem sendo utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para o ensino fundamental 1.
Palavras-chave: Educação matemática; Tecnologias digitais; Lousa digital.
Abstract
Mediated by Information and Communication Technologies (ICT), new forms of communication have expanded resulting in different ways of obtaining information , interfering with the way a person thinks, communicates and informs . So you begin to think about the use of new digital resources, a new way of construction of knowledge in the classroom. This article aims to present some considerations regarding an investigation, held in a master's thesis , on how to use the Digital whiteboard in Mathematics Teaching , showing some pedagogical practices caused by the use of this digital resource , being inserted in school environment.
Keywords: Mathematics Education; Information and Communication Technology; Digital Board.