Activity Theory as a theoretical framework in research on teaching academic content in the inclusive school context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p64-77

Keywords:

Teoria da Atividade, Teoria, Pesquisa, Ensino, Inclusão

Abstract

In the search for a deeper understanding of the Activity Theory, the objective of this article is to present how this theory has guided research that investigates the teaching of academic content in an inclusive school context. The selected works, to compose our bibliographic reference, reveal the Activity Theory as a theoretical and methodological reference, guiding for the collection and treatment of data and for the foundation of the knowledge produced from the results of the investigations. We conclude that Activity Theory is still little explored in works that are concerned with investigating the teaching of academic contents in the inclusive school context, despite providing elements that allow us to answer questions that emerge from this scenario of great challenges for the scientific community.

Author Biographies

SOFIA SEIXAS TAKINAGA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda, mestra em Educação Matemática e graduada em Matemática Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolveu pesquisa, nível mestrado acadêmico, no âmbito do Projeto de Pesquisa Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da Educação Básica, aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no edital de número 38/2010, coordenado pela Professora Dra. Ana Lúcia Manrique, sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática por alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Em 2012 participou do Projeto de Iniciação Científica versando conhecimentos sobre os Números Reais relacionados à natureza dos objetos matemáticos, assim como os debates acerca da História e Filosofia da Matemática.

ANA LÚCIA MANRIQUE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática Inclusiva.

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Published

2022-10-28

Issue

Section

Artigos