A Teoria da Atividade como referencial teórico em pesquisas de ensino de conteúdos acadêmicos no contexto escolar inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p64-77Palavras-chave:
Teoria da Atividade, Teoria, Pesquisa, Ensino, InclusãoResumo
Na busca de maior aprofundamento da compreensão da Teoria da Atividade, o objetivo do presente artigo é apresentar como essa teoria tem orientado as pesquisas que investigam o ensino de conteúdos acadêmicos em contexto escolar inclusivo. Os trabalhos selecionados, para compor nosso referencial bibliográfico, revelam a Teoria da Atividade como um referencial teórico e metodológico, orientador para a coleta e tratamento dos dados e para a fundamentação dos conhecimentos produzidos a partir dos resultados das investigações. Concluímos que a Teoria da Atividade ainda é pouco explorada em trabalhos que se ocupam em investigar o ensino de conteúdos acadêmicos no contexto escolar inclusivo, apesar de fornecer elementos que permitem responder a questões que emergem deste cenário de grandes desafios para a comunidade científica.
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