Panorama das teses nacionais e internacionais relacionadas ao Pensamento Algébrico no período entre 2010 e 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p4-16

Keywords:

Panorama, Teses, Pensamento Algébrico, Conhecimentos Docentes, Teoria Elementar dos Números

Abstract

In this study, we inventory the academic production of theses related to Algebraic Thinking, delimiting gaps and trends in the area and contributing to the direction of new studies. We present an overview of the theses produced in Brazil (fifteen), Spain (six), the United States of America (six) and Portugal (nine) in the period 2010-2019. For the analysis, we highlight the physical data of the theses (author, supervisor, country, title and year of defense); the aspects discussed about Algebraic Thinking, having been approached thirteen characteristics; the relationship with the Elementary Theory of Numbers, which is not mentioned directly, having addressed the Theory of Numbers in ten theses, four relating topics to be addressed to develop Algebraic Thinking and six highlighting its importance in teacher training; and the Teaching Knowledge that were addressed in eleven theses citing forty-three works.

Author Biographies

ANDERSON ADELMO DA SILVA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP - janeiro de 202022. Professor Mestre em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do ABC (2016). Atualmente é diretor de escola da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor do Ensino Médio na rede Estadual de São Paulo e pesquisador, membro do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA-PUC/SP). Licenciado em matemática pela Universidade Brás Cubas e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, e pós graduado lato sensu em Educação Especial pela UNESP-Marília e em Gestão Escolar pela Universidade Anhembi-Morumbi. Experiência em docência de Matemática, para ensino Fundamental II e Médio, experiência como generalista no Ensino Fundamental I, e como Diretor de Escola.

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

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Published

2022-10-28

Issue

Section

Artigos