Panorama das teses nacionais e internacionais relacionadas ao Pensamento Algébrico no período entre 2010 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p4-16

Palavras-chave:

Panorama, Teses, Pensamento Algébrico, Conhecimentos Docentes, Teoria Elementar dos Números

Resumo

Neste estudo inventariamos a produção acadêmica de teses relacionadas ao Pensamento Algébrico delimitando lacunas e tendências da área e contribuindo para o direcionamento de novos estudos. Apresentamos o panorama das teses produzidas no Brasil (quinze), Espanha (seis), Estados Unidos (seis) e Portugal (nove) no período de 2010-2019. Para a análise, destacamos os dados físicos das teses (autor, orientador, país, título e ano de defesa); os aspectos abordados sobre o Pensamento Algébrico, tendo sido abordadas treze características; a relação com a Teoria Elementar dos Números, que não é citada diretamente, tendo sido abordada a Teoria dos Números em dez teses, quatro relacionando temas a serem abordados para desenvolver o Pensamento Algébrico e seis destacando sua importância na formação dos professores; e os Conhecimentos Docentes que foram abordados em onze teses citando quarenta e três obras.

Biografia do Autor

ANDERSON ADELMO DA SILVA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP - janeiro de 202022. Professor Mestre em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do ABC (2016). Atualmente é diretor de escola da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor do Ensino Médio na rede Estadual de São Paulo e pesquisador, membro do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA-PUC/SP). Licenciado em matemática pela Universidade Brás Cubas e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, e pós graduado lato sensu em Educação Especial pela UNESP-Marília e em Gestão Escolar pela Universidade Anhembi-Morumbi. Experiência em docência de Matemática, para ensino Fundamental II e Médio, experiência como generalista no Ensino Fundamental I, e como Diretor de Escola.

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

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Publicado

2022-10-28

Edição

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Artigos