Panorama das teses nacionais e internacionais relacionadas ao Pensamento Algébrico no período entre 2010 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p4-16Palavras-chave:
Panorama, Teses, Pensamento Algébrico, Conhecimentos Docentes, Teoria Elementar dos NúmerosResumo
Neste estudo inventariamos a produção acadêmica de teses relacionadas ao Pensamento Algébrico delimitando lacunas e tendências da área e contribuindo para o direcionamento de novos estudos. Apresentamos o panorama das teses produzidas no Brasil (quinze), Espanha (seis), Estados Unidos (seis) e Portugal (nove) no período de 2010-2019. Para a análise, destacamos os dados físicos das teses (autor, orientador, país, título e ano de defesa); os aspectos abordados sobre o Pensamento Algébrico, tendo sido abordadas treze características; a relação com a Teoria Elementar dos Números, que não é citada diretamente, tendo sido abordada a Teoria dos Números em dez teses, quatro relacionando temas a serem abordados para desenvolver o Pensamento Algébrico e seis destacando sua importância na formação dos professores; e os Conhecimentos Docentes que foram abordados em onze teses citando quarenta e três obras.
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