O sentido de número numa perspectiva inclusiva: uma tarefa utilizando Numicon para atender crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p3-19

Keywords:

Number Sense, Down Syndrome, Numicon, Mental Processes

Abstract

This article sets up a theoretical discussion with a proposal for a pedagogical intervention aimed at children with Down Syndrome using Numicon as a resource to assist in the development of number sense. Numicon as a pedagogical resource presents the possibility for the child to understand the meaning of the number from the material plane, mainly through visual and tactile interaction, since many children with Down have some type of hearing loss. In view of this, the use of Numicon helps in a playful way, stimulating the child's attention due to its colors and texture, as well as contributing to the development of basic mental processes such as counting, correspondence, comparison, serialization, inclusion, which are essential for the construction of intuition and number sense.

 

Author Biographies

JACIARA DE ABREU SANTOS, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente, Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), pesquisando na linha Saberes e Práticas Docentes pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016), Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2013). Atua como professora efetiva dos anos iniciais do ensino fundamental no município de São José da Tapera, Alto Sertão alagoano e professora efetiva de educação infantil no município de Poço das Trincheiras, Médio Sertão alagoano. Tem experiência na área da Educação básica (Infantil e Anos Inicias), reflete/pesquisa as questões pedagógicas da educação matemática e educação campesina, assim como outras questões da área educacional.

FELIPE MIRANDA MOTA, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - área Ensino de Matemática, linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes - pela Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL); especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís (2019); graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2017). Primeiro estudante a defender Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na história do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Integra os Grupos de Pesquisa "Matemática, Educação e Tecnologia" (MATEDTEC) e "História da Matemática e Educação Matemática", ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas. Em 2014 e 2015, atuou como Instrutor de Tecnologia Digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Jupi-PE; no mesmo município, trabalhou como professor de Matemática e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental no ano de 2016. Desde 2019 faz parte do quadro docente da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco, lecionando as disciplinas de Matemática e Física no Ensino Médio. De fevereiro a abril de 2021, esteve como tutor a distância no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE/EaD. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: metodologia Resolução de Problemas, Contrato Didático, Ação Comunicativa e Discurso do Professor.

CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação - Unioversidade de São Paulo (USP)

Docente do Instituto de Matemática - Universidade Federal de Alagoas

Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

 

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos