O sentido de número numa perspectiva inclusiva: uma tarefa utilizando Numicon para atender crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p3-19Palavras-chave:
Sentido de Número, Síndrome de Down, Numicon, Processos MentaisResumo
Esse artigo configura uma discussão teórica com uma proposta de intervenção pedagógica voltada para crianças com Síndrome de Down usando o Numicon como recurso para auxiliar no desenvolvimento do sentido de número. O Numicon como recurso pedagógico apresenta a possibilidade de a criança compreender o sentido do número a partir do plano material, principalmente pela interação visual e tátil, uma vez que muitas crianças com Down têm algum tipo de perda auditiva. Diante disso, o uso do Numicon auxilia de forma lúdica, estimulando a atenção da criança em virtude de suas cores e textura, assim como colabora para o desenvolvimento de processos mentais básicos como contagem, correspondência, comparação, seriação, inclusão, que são essenciais para a construção da intuição e do sentido de número.
Referências
ABDELAHMEED, H. Do children with Down Syndrome have difficulty in counting and why? International Journal of Special Education, Vancouver, v. 22, n. 2, p. 129-139, 2007.
ANDREWS, P.; SAYERS, J. Identifying opportunities for grade one children to acquire foundational number sense: Developing a framework for cross cultural classroom analyses. Early Childhood Education Journal, v. 43, n. 4, p. 257–267, 2015.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. MS: Brasília, 2013.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/1996. MEC: Brasília, 1996.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC/ SEB, 2014.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série): Matemática. Brasília: MEC/ SEF,1997.
BUCKLEY, S. Aprendendo a contar e a compreender o número. Down Syndrome News and Update, v.2, n. 1, p.11-11, 2002.
CASTRO, J.P.; RODRIGUES, M. Sentido de número e organização de dados: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.
CORNWELL, A. C. Development of language, abstraction, and numerical concept formation in Down's syndrome children. American Journal of Mental Deficiency, Washington, v. 79, n. 2, p. 179-190, 1974.
EDUSHOP. Numicon. Disponível em: https://www.edushop.nz/product/Numicon-First-Steps-Home.html. Acesso em: 28 set. 2021.
EWAN, C; MAIR, C. Wiltshire Pilot Project: Numicon (March-July 2001). Disponível em: https://library.down-syndrome.org/en-us/news-update/02/1/wiltshire-pilot-project-numicon-marchjuly. Acesso em: 28 set. 2021.
KAMII, C. A criança e o número: implicações iniciais na teoria e Piaget. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NCTM. Contexts for promoting problem solving. Disponível em: https://www.nctm.org/Handlers/AttachmentHandler.ashx?attachmentID=qxg7AEbETVc%3D. Acesso em: 10 ago. 2021.
OLIVEIRA, Z. M. R. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Editora Biruta Ltda, 2014.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Ed. Para o Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. 3. ed. Tradução de: OITICICA, C. M. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
PIRES, A. et al. Desenvolver o sentido de número no pré-escolar. Portugal: Universidade do Algarve, 2013.
SANTOS, P. C. et al. Aplicativo para o ensino de matemática para as crianças com Síndrome de Down. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/acotb/article/view/10585/5939. Acesso em: 10 ago. 2021.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Declara__o_de_Salamanca_15226886560741_7091.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
UTTLEY, W. Introducing numbers and Numicon to young children who find it difficult to sit and concentrate. Down Syndrome News, v. 3, n. 1, p. 18-21, 2003.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.
WAGNER, D.; DAVIS, B. Feeling number: grounding number sense in a sense of quantity. Educational Studies in Mathematics, v.74, n.1, p. 39-51, 2010.
WING, T.; TACON, R. Teaching number skills and concepts with Numicon materials. Down Syndrome Research and Practice, v.12, n.1, p. 22-26, 2007.
YOKOYAMA, L. A. Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com Síndrome de Down. 2012. 230 f. Tese (Doutorado) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.