O sentido de número numa perspectiva inclusiva: uma tarefa utilizando Numicon para atender crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p3-19

Palavras-chave:

Sentido de Número, Síndrome de Down, Numicon, Processos Mentais

Resumo

Esse artigo configura uma discussão teórica com uma proposta de intervenção pedagógica voltada para crianças com Síndrome de Down usando o Numicon como recurso para auxiliar no desenvolvimento do sentido de número. O Numicon como recurso pedagógico apresenta a possibilidade de a criança compreender o sentido do número a partir do plano material, principalmente pela interação visual e tátil, uma vez que muitas crianças com Down têm algum tipo de perda auditiva. Diante disso, o uso do Numicon auxilia de forma lúdica, estimulando a atenção da criança em virtude de suas cores e textura, assim como colabora para o desenvolvimento de processos mentais básicos como contagem, correspondência, comparação, seriação, inclusão, que são essenciais para a construção da intuição e do sentido de número.

Biografia do Autor

JACIARA DE ABREU SANTOS, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente, Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), pesquisando na linha Saberes e Práticas Docentes pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016), Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2013). Atua como professora efetiva dos anos iniciais do ensino fundamental no município de São José da Tapera, Alto Sertão alagoano e professora efetiva de educação infantil no município de Poço das Trincheiras, Médio Sertão alagoano. Tem experiência na área da Educação básica (Infantil e Anos Inicias), reflete/pesquisa as questões pedagógicas da educação matemática e educação campesina, assim como outras questões da área educacional.

FELIPE MIRANDA MOTA, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - área Ensino de Matemática, linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes - pela Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL); especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís (2019); graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2017). Primeiro estudante a defender Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na história do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Integra os Grupos de Pesquisa "Matemática, Educação e Tecnologia" (MATEDTEC) e "História da Matemática e Educação Matemática", ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas. Em 2014 e 2015, atuou como Instrutor de Tecnologia Digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Jupi-PE; no mesmo município, trabalhou como professor de Matemática e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental no ano de 2016. Desde 2019 faz parte do quadro docente da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco, lecionando as disciplinas de Matemática e Física no Ensino Médio. De fevereiro a abril de 2021, esteve como tutor a distância no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE/EaD. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: metodologia Resolução de Problemas, Contrato Didático, Ação Comunicativa e Discurso do Professor.

CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação - Unioversidade de São Paulo (USP)

Docente do Instituto de Matemática - Universidade Federal de Alagoas

Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

 

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Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos