Álgebra Linear nos cursos de Engenharia: entrevistas reflexivas com professores das disciplinas específicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p97-110

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Engenharia, Álgebra Linear

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar entrevistas reflexivas realizadas com professores que lecionam nas disciplinas específicas dos cursos de Engenharia, com o intuito de tentar compreender como e em quais disciplinas específicas a Álgebra Linear está inserida nos cursos de Engenharia. Essas entrevistas se enquadram na fase curricular e epistemológica, presentes na Teoria A Matemática no Contexto da Ciência, fundamentais para a construção de um evento contextualizado. A partir da análise das entrevistas, pudemos perceber que os professores compreendem os conceitos de Álgebra Linear, sabem em qual parte da disciplina é utilizada, porém não abordam problemas mais próximo da vida cotidiana do engenheiro, nem mesmo os professores que atuam na carreira de engenheiro e que muitas vezes esses conceitos são abordados em disciplinas do terceiro ano em diante, o que nos faz repensar se uma disciplina que dizem ser abstrata precisava mesmo ser lecionada nos anos iniciais dos cursos de Engenharia.

Biografia do Autor

JULIANA MARTINS PHILOT, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática Pura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Tem experiência na área de Ensino de Matemática tendo ministrado diversas disciplinas como Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica, Bases Matemáticas para Engenharia, Séries e Equações Diferenciais Ordinárias, entre outras nos cursos de graduação. Atualmente sou professora do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e estou cursando o doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possuo interesse nas áreas de pesquisa relacionadas ao Ensino e Aprendizagem de Matemática para cursos de Engenharia.

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

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Publicado

2022-06-02

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Artigos