Álgebra Linear nos cursos de Engenharia: entrevistas reflexivas com professores das disciplinas específicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p97-110Palavras-chave:
Ensino de matemática, Engenharia, Álgebra LinearResumo
O objetivo deste artigo é apresentar entrevistas reflexivas realizadas com professores que lecionam nas disciplinas específicas dos cursos de Engenharia, com o intuito de tentar compreender como e em quais disciplinas específicas a Álgebra Linear está inserida nos cursos de Engenharia. Essas entrevistas se enquadram na fase curricular e epistemológica, presentes na Teoria A Matemática no Contexto da Ciência, fundamentais para a construção de um evento contextualizado. A partir da análise das entrevistas, pudemos perceber que os professores compreendem os conceitos de Álgebra Linear, sabem em qual parte da disciplina é utilizada, porém não abordam problemas mais próximo da vida cotidiana do engenheiro, nem mesmo os professores que atuam na carreira de engenheiro e que muitas vezes esses conceitos são abordados em disciplinas do terceiro ano em diante, o que nos faz repensar se uma disciplina que dizem ser abstrata precisava mesmo ser lecionada nos anos iniciais dos cursos de Engenharia.
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