Trajetória documental de um professor que ensina combinatória
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p63-74Palavras-chave:
Trajetória Documental, Combinatória, Abordagem Documental do DidáticoResumo
Este artigo apresenta dados referentes à trajetória documental (TD) de um professor de matemática do ensino médio de uma escola particular paulista. Trata-se de um conceito desenvolvido por Katiane Rocha no âmbito da abordagem documental do didático, tornando-se uma importante ferramenta na análise do desenvolvimento profissional docente. Por meio de uma entrevista semiestruturada, o professor foi levado a refletir sobre quais eventos de sua vida profissional ele os tinha como relevantes e que impactos eles tiveram no seu trabalho documental. Os dados coletados foram compilados em uma linha temporal fornecendo um panorama desse trabalho durante quinze anos de profissão. A análise dos dados coletados nos permitiu inferir dois elementos constitutivos de sua TD: a experiência documental e o traço de experiência documental. Os desafios de uma formação básica em matemática consideradas por ele deficitária moldaram as ações e o modo como esse professor tem encarado sua função docente.
Referências
ASSIS, C.; BOTELHO, J. A. O LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DE RECURSO DO PROFESSOR DE. In: BLÜCHER, E. (Ed.). . Compreender o Trabalho do Professores Brasileiros do Ensino Básico: uma abordagem pelos recursos. São Paulo: Blücher, 2021. p. 127–147.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005.
CAMPOS, C. E. DE. Análise Combinatória e Proposta Curricular Paulista Um Estudo dos Problemas de Contagem. [s.l.] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, 2011.
CAMPOS, C. E. DE; IGLIORI, S. B. C. Teses e dissertações sobre o ensino e a aprendizagem da combinatória: perspectivas investigativas. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 16, p. 1–20, 2021.
ESPINDOLA, E. B. DE M. Análise combinatória: recursos de um professor em diferentes níveis de sua atividade. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 5, p. 289–299, 2019.
KAPUR, J. N. Combinatorial Analysis and School Mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 3, p. 111–127, 1970.
MARIM, V.; SOUZA, A. B. Os Livros Didáticos De Matemática : Concepção Do Professor Do Ensino Médio Nas Escolas Públicas Textbooks Math : Designing the High School Teacher. Revisda de Educação, Ciências e Matemática, v. v.5, n. n.2, p. 111–124, 2015.
PIAGET, J. INHELDER, B. A origem da ideia do acaso na criança. Tradução: Ana Maria Coelho. Record. Rio de Janeiro. 1951
ROCHA, K. DE M. Une étude des effets du travail documentaire et collectif sur le développement professionnel des enseignants de mathématiques : apport des concepts d’expérience et de trajectoire documentaires, 2019.
SILVA JUNIOR, C. G. DA; REGNIER, J.-C. Livros didaticos e sua funções para o professor de matematica no Brasil e na França. 2 SIPEMAT : Simposio Internacional de Pesquisa em Educa¸ao Matematica, n. October 2014, p. 1–11, 2009.
SILVA, M. A. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação & Realidade, v. 37, n. n.3, p. 803–821, 2012.
TROUCHE, L.; GUEUDET, G.; PEPIN, B. The documentational approach to didactics. Luc Trouche , Ghislaine Gueudet , & Birgit Pepin. 2017.