Trajetória documental de um professor que ensina combinatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p63-74

Palavras-chave:

Trajetória Documental, Combinatória, Abordagem Documental do Didático

Resumo

Este artigo apresenta dados referentes à trajetória documental (TD) de um professor de matemática do ensino médio de uma escola particular paulista. Trata-se de um conceito desenvolvido por Katiane Rocha no âmbito da abordagem documental do didático, tornando-se uma importante ferramenta na análise do desenvolvimento profissional docente. Por meio de uma entrevista semiestruturada, o professor foi levado a refletir sobre quais eventos de sua vida profissional ele os tinha como relevantes e que impactos eles tiveram no seu trabalho documental. Os dados coletados foram compilados em uma linha temporal fornecendo um panorama desse trabalho durante quinze anos de profissão. A análise dos dados coletados nos permitiu inferir dois elementos constitutivos de sua TD: a experiência documental e o traço de experiência documental. Os desafios de uma formação básica em matemática consideradas por ele deficitária moldaram as ações e o modo como esse professor tem encarado sua função docente.

Biografia do Autor

CARLOS EDUARDO DE CAMPOS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemátca pela Universidade de Mogi das Cruzes (1998) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Foi professor da Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo, de escolas privadas e da UNISUZ - Facudades Unidas de Suzano, atuando nos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Sistemas de Informação e Contabilidade. Atualmente é professor do ensino fundamental e médio do Colégio Santa Mônica e professor do ensino médio do Colégio Aruã, ambos em Mogi das Cruzes, SP, na área de Matemática.

SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. 

Referências

ASSIS, C.; BOTELHO, J. A. O LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DE RECURSO DO PROFESSOR DE. In: BLÜCHER, E. (Ed.). . Compreender o Trabalho do Professores Brasileiros do Ensino Básico: uma abordagem pelos recursos. São Paulo: Blücher, 2021. p. 127–147.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005.

CAMPOS, C. E. DE. Análise Combinatória e Proposta Curricular Paulista Um Estudo dos Problemas de Contagem. [s.l.] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, 2011.

CAMPOS, C. E. DE; IGLIORI, S. B. C. Teses e dissertações sobre o ensino e a aprendizagem da combinatória: perspectivas investigativas. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 16, p. 1–20, 2021.

ESPINDOLA, E. B. DE M. Análise combinatória: recursos de um professor em diferentes níveis de sua atividade. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 5, p. 289–299, 2019.

KAPUR, J. N. Combinatorial Analysis and School Mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 3, p. 111–127, 1970.

MARIM, V.; SOUZA, A. B. Os Livros Didáticos De Matemática : Concepção Do Professor Do Ensino Médio Nas Escolas Públicas Textbooks Math : Designing the High School Teacher. Revisda de Educação, Ciências e Matemática, v. v.5, n. n.2, p. 111–124, 2015.

PIAGET, J. INHELDER, B. A origem da ideia do acaso na criança. Tradução: Ana Maria Coelho. Record. Rio de Janeiro. 1951

ROCHA, K. DE M. Une étude des effets du travail documentaire et collectif sur le développement professionnel des enseignants de mathématiques : apport des concepts d’expérience et de trajectoire documentaires, 2019.

SILVA JUNIOR, C. G. DA; REGNIER, J.-C. Livros didaticos e sua funções para o professor de matematica no Brasil e na França. 2 SIPEMAT : Simposio Internacional de Pesquisa em Educa¸ao Matematica, n. October 2014, p. 1–11, 2009.

SILVA, M. A. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação & Realidade, v. 37, n. n.3, p. 803–821, 2012.

TROUCHE, L.; GUEUDET, G.; PEPIN, B. The documentational approach to didactics. Luc Trouche , Ghislaine Gueudet , & Birgit Pepin. 2017.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos