A transformação do professor como elemento mobilizador de mudança na realidade escolar

Autores/as

  • Marisa Todescan Dias da Silva Baptista Universidade São Marcos
  • Wanda Maria Junqueira de Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação

Palabras clave:

identidade, sócio-histórica, transformação do professor

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma articulação teórica entre perspectiva sócio-histórica de Vigotski e a aobrdagem de identidade como metamorfose de Ciampa. Tal articulação foi pensada tendo em vista a possibilidade de a mesma fundamentar um projeto de pesquisa interventiva organizado com a finalidade de produzir connhecimentos sobre transformações possíveis nas identidades dos professores de uma escola pública de primeiro grau e sobre as repercurssões para a própria instituição destas mudanças. Propõe-se que a pesquisa seja realizada a partir de um trabalho interventivo realizado por pesquisadores universitários junto ao corpo docente de uma escola pública. Na exposição a seguir, apresentaremos a fundamentação teórica/metodológica do projeto, seguida de uma descrição do mesmo.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2017-01-06

Cómo citar

Baptista, M. T. D. da S., & Aguiar, W. M. J. de. (2017). A transformação do professor como elemento mobilizador de mudança na realidade escolar. Psicologia Da Educação, (16). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/31385

Número

Sección

Artigos