Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada

Autores/as

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Palabras clave:

formação continuada, modelo de formação, profissão docente

Resumen

Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa representado pela monografia que os alunos desenvolveram foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível também observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.

Biografía del autor/a

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Universidade de Taubaté, Unitau

Publicado

2019-06-03

Número

Sección

Artigos