Medicalização da educação, TDAH e subjetividade

um estudo de caso para além do diagnóstico

Auteurs-es

  • Luísa Arcoverde Bezerra Soares Centro Universitário de Brasília
  • Daniel Magalhães Goulart Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p48-57

Mots-clés :

Medicalização, Subjetividade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Résumé

Este artigo aborda a medicalização no contexto da educação e se fundamenta em uma pesquisa cujo objetivo foi compreender processos subjetivos relacionados a esse fenômeno em um adolescente diagnosticado com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. A pesquisa foi sustentada pelo referencial proposto por González Rey, definido pela articulação entre Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural, Metodologia Construtivo-Interpretativa e Epistemologia Qualitativa. O estudo de caso em questão envolveu um trabalho de campo de três meses, com encontros quinzenais com o participante. Os instrumentos utilizados foram dinâmicas conversacionais, complementos de frases e dinâmica com arte. Os resultados mostram que, longe de apresentar um problema de aprendizagem, o adolescente expressa processos de aprendizagem marcados pela reflexividade, curiosidade e produções autorais. O estudo de caso apresentado desafia a forma como o diagnóstico tem sido supervalorizado em sala de aula, enquanto as motivações autênticas dos estudantes permanecem à margem da escolarização.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Magalhães Goulart , Universidade de Brasília

Professor adjunto do Departamento de Teoria e Fundamento da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Références

Alcantara, R; Goulart, D. M. (2016). Explosão medicalizante e implosão pedagógica: desafios e alternativas no contexto escolar. In Alcantara, R; Goulart, D.M (Org.), Educação escolar e subjetividade: desafios contemporâneos. 1ed.Rockville: Global South Press, 1, pp. 3-49.

Beltrame, R.L; Gesser, M; De Souza, S.M. (2019). Diálogos sobre medicalização da infância e educação: uma revisão de literatura. Psicologia em estudo, 24, pp. 3-15.

Burman, E. (2017). Deconstructing developmental psychology (3rd ed.). London and New York: Routlegde.

Campolina, L.O; Mitjáns Martinéz, A. (2016). The configuration of social subjetctivity in an innovate educational instituion in Brazil. International Research in Early Childhood Education, 7(1), pp. 183-200.

Carneiro, D.C; Nogueira, J.F.A. (2016). O teatro como resistência no espaço escolar: para além da medicalização da vida. O Mosaico, 13, pp. 9-24.

Cordioli, A.V. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-V. São Paulo: Artmed.

Ciocca, M. (2019). Attention Deficit Hyperactivity Disorder in athletes. Clin Sports Med, 38, 545-554.

Ferreira, M.S (2017). Medicalização da vida: sobre o processo de biologização da existência. Alumni, 5(10), pp. 26-35.

González Rey, F.L (2003). Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning.

González Rey, F.L (2005a). Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Cengage Learning.

González Rey, F.L. (2005b). Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

González Rey, F. (2011). Lenguaje sentido y subjetividad: más allá del lenguaje y la conducta. Estudios de Psicología, 32(3), pp. 345-357.

González Rey, F.L. (2018) Subjectivity and discourse: Complementary topics for a critical psychology. Culture e Psycoology, 0(0), pp. 1-17.

González Rey, F.L; Mitjáns Martínez, A. (2016a). Una epistemologia para el estudio de la subjetividade: sus implicaciones metodológicas. Psicoperspectivas: individuo y sociedade, 15(1), pp. 5-16.

González Rey, F.L; Mitjáns Martínez, A. (2017a). Subjetividade: Teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea.

González Rey, F; Mitjáns Martínez, A. (2017c). El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorias del desarrollo psíquico. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, 12(2), pp. 1-20.

González Rey, F.L; Mitjáns Martínez, A; Bezerra, M. (2016b). Psicología en la educación: implicaciones de la subjetividade en una perspectiva cultural-histórica. Revista Puretorriqueña de Psicologia, 27(2), pp. 260-274.

González Rey, F.L; Goulart, D.M. (2019). Teoria da Subjetividade e educação: entrevista com Fernando González Rey. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 3(1), pp.13-33.

González Rey, F.L; Mitjáns Martínez, A; Rossato, M; Goulart, D.M. (2017b). The relevance of the concept of subjective configuration in discussing human development. In Fleer, M; González R1ey, F.L; Veresov, N. (Orgs). Perezhivanie, emotions and subjetctivity. (pp. 217-247). Singapore: Springer Nature.

Goulart, D. M. (2015). Clínica, subjetividade e educação: uma integração teórica alternativa para forjar uma ética do sujeito no campo da saúde mental. Em F. Gonzalez Rey & J. Bizerril (Orgs.), Saúde, cultura e subjetividade: uma referência interdisciplinar (pp. 34–57). Brasilia: UniCEUB.

Goulart, D.M. (2019). Saúde Mental, Desenvolvimento e Subjetividade: da patologização à ética do sujeito. Brasília: Cortez

Goulart, D.M (2020). A construção da informação na pesquisa qualitativa: desafios da metodologia construtivo-interpretativa. In: Mitjáns Martínez, A; Valdés-Puentes, R; Tacca, M.C.R.V. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas e metodológicas. (pp.1-39). Campinas: Alínea.

Goulart, D. M. (2023). A saúde mental e a aprendizagem na escola no contexto (pós) pandêmico: desafios e possibilidades. Revista Com Censo – Estudos Educacionais do Distrito Federal, 10, 16-23.

International Narcotics Control Board. (2019). Psychotropic Substances. [Internet]. Disponível em: https://www.incb.org/documents/Psychotropics/technicalpublications/2019/PSY_Technical_Publication_2019.pdf

International Narcotics Control Board. (2020) Psychotropics assessments in grams as at 29/05/2020 [Internet]. Disponível em: https://www.incb.org/documents/Psychotropics/assessment/psy_assessments_ 20200529.pdf

Leite, C. D. P., & Christofoletti, R. (2018). Childhood and education: between medicalization and subjectivation processes in school. Foro de Educación, 16(24), pp. 113- 123.

Mitjáns Martínez, A.M; González Rey, F.L. (2017). Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez Editora.

Mori, V., & Goulart, D. (2019). Subject and subjectivitiy in psychotherapy: A case study. In F. González Rey, A. Mitjáns Martinez, & D. Goulart (Eds.). Subjectivity within cultural-historical approach: theory, methodology and research (pp. 231–244). Springer: Singapore.

Móyses, M.A.A; Collares, C.A.L. (2020). Novos modos de vigiar, novos modos de punir: a patologização da vida. Educação, Sociedade & Culturas, pp. 31-44.

Oliveira, A.M.C. (2019). Processos de desenvolvimento da subjetividade: alternativas teóricas na compreensão das dificuldades de aprendizagem. Revista de didática e psicologia pedagógica, 3(1), pp. 173-198.

País, S.C; Menezes, I; Nunes, J.A. (2016). Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação. Cad. Saúde Pública, 32(9), pp. 1-10.

Piovezzan, K; Taborda, T; Alves, R; Saldanha, H.; Rodrigues, R. (2017). O discurso da medicalização na infância: desafios ao campo da psicologia escolar. (Trabalho de conclusão de curso). Centro Universitário de Várzea Grande, Varzéa Grande, Mato Grosso.

Scarin, A.A.C.F; De Souza, M.P.R (2020). Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional. Psicologia Escolar e Educacional, 24, pp.1-8.

Sertralina, Retirado em: https://www.bulario.com/sertralina50mg/#composicao.

Tacca, M.C. (2015). Possibilidades da Teoria Histórico-Cultural e da Subjetividade para reflexões e mudanças na ação pedagógica de professores. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 21 (41), pp. 197-210.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-15

Numéro

Rubrique

Artigos