Autoconsciência em talentosos

análise da produção científica (de 1995 a 2015)

Auteurs-es

  • Taísa Candido de Batista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariane Lima de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Altemir José Golçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p97-108

Mots-clés :

Autoconsciência, Dotação, Talento, Produção científica

Résumé

Autoconsciência refere-se à capacidade do indivíduo de se tornar o objeto de sua própria consciência. Considerada uma forma de consciência de alta ordem, ela pode desempenhar diferentes papéis em diferentes modelos teóricos na área de Dotação e Talento (D&T). Com a finalidade de realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre autoconsciência e D&T, foram recuperados 14 artigos nas bases de dados ERIC, PubMed, SAGE Publications e Academic OneFile, a partir do Portal de Periódicos Capes, com os descritores gifted, self-awareness e self-consciousness. Os artigos foram analisados descritiva e qualitativamente, considerando a faixa etária dos participantes dos estudos, a operacionalização de D&T, a relação entre autoconsciência e D&T e as possíveis aplicações práticas. Os resultados salientam a importância da autoconsciência para a D&T, seja para catalisar o desenvolvimento dos talentos ou para identificar melhor este grupo. Estratégias de ensino que considerem as características intrapessoais dos talentosos são indicadas.

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Publié-e

2022-11-25

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