Perspectivas de atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: um estudo exploratório em uma escola de Fortaleza
Palavras-chave:
rede pública e municipal de ensino, psicologia escolar, atuação do psicólogoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante as disciplinas de Psicologia Escolar I e II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, sob a supervisão da Prof. Dra. Luciana Lobo Miranda, em 2005. Tal pesquisa investigou as expectativas que gestores, funcionários e professores de uma escola pública de Fortaleza tinham acerca da atuação do psicólogo escolar na rede pública municipal. Os dados foram coletados através de grupo focal e analisados mediante análise de conteúdo. Constatamos a importância que é atribuída pelos sujeitos desta pesquisa a uma possível atuação do profissional de psicologia na escola, mesmo havendo uma heterogeneidade de expectativas a respeito. Pesquisas dessa natureza são relevantes para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais voltadas à melhoria do ensino público municipal.Downloads
Publicado
2019-06-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.