Aprendizagem e afetividade
a voz infantil sobre o distanciamento social e o retorno às aulas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p58-69Palavras-chave:
Covid-19, Distanciamento social, Afetividade, Narrativas infantis, Escola PúblicaResumo
Este artigo, recorte de uma tese de doutorado, objetiva analisar quais as vivências e aprendizagens das crianças durante o distanciamento social, decorrente da pandemia causada pela Covid-19 bem como compreender o que sentiram no retorno às aulas presenciais. A produção de informações, aqui discutida, se deu por meio das narrativas de crianças, estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de São Paulo, no retorno às aulas presenciais após o isolamento social. As crianças foram convidadas a contar histórias sobre o momento vivido no distanciamento social, imposto pela doença, e o retorno às aulas presenciais. Para dar sustentação teórica à análise das informações, utilizou-se a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, médico, psicólogo e educador francês. A análise priorizou a dimensão afetiva e apontou que os sentimentos prazerosos suplantam os que não causaram prazer no retorno às aulas presenciais.
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